Os Beatos mártires colombianos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus

 

Estes Irmãos mártires são sete religiosos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que nasceram na Colômbia e morreram em Espanha, a 9 de agosto de 1936, durante a Guerra Civil Espanhola. Os religiosos faziam parte da comunidade de Ciempozuelos (Madrid).

Nas suas terras de origem pertenciam a famílias de camponeses católicos, de várias regiões da Colômbia. Tendo entrado na Ordem Hospitaleira com a intenção de se dedicarem ao serviço dos doentes, foram enviados para Espanha a fim de aí prosseguirem os seus estudos e completarem a formação religiosa. Quando deflagrou a guerra em Espanha, os jovens pertenciam à comunidade de Ciempozuelos, de Madrid.

Estes Irmãos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, a 25 de outubro de 1992, tornando-se nos primeiros Beatos Colombianos da Igreja Católica.

 

Beato Rubén de Jesús López Aguilar

Nasceu no município de Concepción (departamento de Antioquia), no dia 12 de abril de 1908. Tendo entrado na Ordem Hospitaleira, professou a 27 de março de 1932. Trabalhou no hospital de Pasto, ocupando-se dos soldados feridos na guerra, e depois, em 1934, foi transferido para a comunidade de Ciempozuelos (Madrid – Espanha). Distinguiu-se pelo seu espírito de oração e pelo amor manifestado na assistência aos doentes. Permaneceu firme nos momentos de provação e nas dificuldades. Durante a sua permanência em Espanha, pediu ao Senhor que lhe concedesse a graça do martírio. Foi fuzilado em Barcelona, a 9 de agosto de 1936, e beatificado por João Paulo II, a 25 de outubro de 1992.

 

Beato Arturo Ayala Nino

Nasceu no município de Paipa (Boyacá), a 7 de abril de 1909. Recebeu uma educação cristã e entrou na Ordem aos 19 anos, em 1928. Em 1930 foi enviado para Espanha, onde se integrou em várias comunidades. Distinguiu-se sempre por uma grande piedade manifestada na assistência prestada aos doentes. Em 1934, iniciou os estudos eclesiásticos para o sacerdócio, que prosseguiu enquanto as circunstâncias políticas o permitiram. Foi fuzilado, em Barcelona, no dia 9 de agosto de 1936. Pertencia às comunidades de Ciempozuelos (Madrid ) e de Málaga.

 


Beato Juan Bautista Velázquez Peláez

Nasceu no município de Jardìn (departamento de Antioquia, Colômbia), a 9 de julho de 1909; no batismo, foi-lhe dado o nome de José. Recebeu do seu pai uma sólida formação cristã. Antes de entrar na Ordem, formou-se como professor, profissão que exerceu até entrar na Ordem, a 29 de fevereiro de 1932. No ano seguinte, fez a profissão religiosa. Em abril de 1934 foi enviado para a Espanha onde, com muita dedicação e generosidade, prestou assistência aos doentes, em diferentes comunidades: Córdoba, Granada e Ciempozuelos. Enquanto se deslocava de Madrid para Barcelona, a fim de regressar ao seu país de origem, foi fuzilado, juntamente com um grupo de Irmãos, a 9 de agosto de 1936. Tinha 27 anos de idade.


 Beato Eugénio Ramírez Salazar

Nasceu no município de La Ceja (departamento de Antioquia, Colômbia), a 2 de setembro de 1913. No batismo, foi-lhe dado o nome Alfonso António, que mudou para Eugénio, com a profissão religiosa, emitindo os votos, a 24 de setembro de 1933. Em 1935 foi transferido para Espanha, para realizar os seus estudos de preparação profissional. Estava muito feliz por ir para Espanha, e repetia: "Em Espanha deve ser fácil santificar-se, pois é uma terra de muitos e grandes santos". Tal como os seus companheiros de viagem, foi fuzilado a 9 de agosto de 1936, em Barcelona. Fazia parte da comunidade de Ciempozuelos.

 


Beato Esteban Maya Gutiérrez

Nasceu no município de Pacora (departamento de Caldas, na Colômbia), a 19 de março de 1907, e foi batizado com o nome de Gabriel. Entrou na Ordem aos 25 anos de idade e, a 24 de setembro de 1933, emitiu os votos religiosos, tomando o nome de Esteban. Sobre ele, um dos seus companheiros testemunhou que era muito humilde e que assistia os doentes com muita piedade e competência; destacou-se pelos seus dotes naturais e pela preparação científica. O irmão Esteban residia em Espanha há cerca de um ano e pertencia à comunidade de Ciempozuelos quando, a 9 de agosto de 1936, foi fuzilado, juntamente com os seus companheiros, em Barcelona.

 


Beato Melquíades Ramírez Zuloaga

Nasceu no município de Sonsón (departamento de Antioquia, Colômbia), a 13 de fevereiro de 1909. Foi batizado com o nome de Ramon. Entrou na Ordem com a idade de 24 anos; a 25 de dezembro de 1934 fez a sua profissão e, no ano seguinte, foi transferido para Espanha, a fim de completar a sua formação hospitaleira e religiosa, na comunidade de Ciempozuelos (Madrid). Na sua curta vida, distinguiu-se pela sensibilidade e compromisso demonstrados na assistência prestada aos doentes, com amor. Sofreu o martírio juntamente com os seus companheiros, a 9 de agosto de 1936, em Barcelona.

 


Beato Gaspar Páez Perdomo

Nasceu na localidade de Unión, município de Huila (Colômbia), a 15 de junho de 1913. Foi batizado com urgência, devido a perigo de morte, recebendo o nome de Luís Modesto. Entrou na vida religiosa aos 20 anos de idade, mudando o nome de batismo, com a profissão religiosa, para Gaspar. Depois da profissão religiosa, foi transferido para Espanha, a fim de aí completar a sua formação religiosa e profissional. Dadas as dolorosas vicissitudes políticas que colocavam em risco a vida dos Irmãos, os superiores pensaram em mandá-lo de volta para a Colômbia, juntamente com os outros seis Irmãos colombianos. Porém, quando chegaram a Barcelona foram presos e, a 9 de agosto de 1936, fuzilados.

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page