S. Ricardo Pampuri
desde 1 de maio de 2021 a Paróquia de Trivolzio é Santuário Diocesano
No passado dia 1 de maio, com uma solene Eucaristia presidida pelo Bispo de Pavia, Mons. Corrado Sanguineti, foi oficialmente encerrado o Jubileu de S. Ricardo Pampuri, aberto em 2019 para comemorar o XXX aniversário de canonização do Dottorino Santo (doutorzinho santo), que teve lugar a 1 de novembro de 1989. Na celebração, estiveram presentes o Superior Provincial, Ir. Massimo Villa, e alguns Irmãos da Província Lombardo-Véneta. O Ano Jubilar foi prolongado em 2020 na sequência de um pedido formal apresentado pela Diocese de Pavia, em 15 de abril, ao qual a Penitenciaria Apostólica respondeu (com documento assinado pelo Card. Mauro Piacenza, Penitenciário-mor), permitindo prolongar por mais um ano as iniciativas jubilares, de modo que os fiéis pudessem ultrapassar o período de emergência devido à pandemia.
Na homilia proferida durante a celebração, Mons. Corrado Sanguineti sublinhou uma característica que sempre surpreendeu aqueles que tiveram o dom de conhecer Erminio Pampuri, um jovem estudante, um médico atencioso, um humilde religioso da Ordem de São João de Deus: a sua alegria, mesmo na sua última doença, mesmo no seu leito de morte. Alegria não por ser um ingénuo ou sonhador; alegria por ter a certeza de ser uma boa presença no coração da vida e de cada realidade.
No final da celebração, Mons. Sanguineti assinou o Decreto de Ereção da paróquia dos Santos Cornélio e Cipriano de Trivolzio como Santuário Diocesano dedicado a São Riccardo Pampuri.
Também para nós, Irmãos de S. João de Deus, este não é apenas um evento histórico, pois trata-se sobretudo de um acontecimento espiritual, que nos ajuda a olhar para S. Ricardo como um modelo vivo de hospitalidade que nos estimula a viver o carisma da Misericórdia com audácia.
Oxalá o Santuário de S. Ricardo Pampuri se torne num "Novo Lar" para toda a Família Hospitaleira, onde ela se possa encontrar espiritualmente, todos os dias, e confiar a S. Ricardo os anseios de tantas pessoas que sofrem e pedem conforto e ajuda nas suas vidas.