Ir. Adriano Del Cerro Sánchez

Ir. Adriano Del Cerro Sánchez

 

Nasceu em Retamoso de la Jara (Toledo), a 2 de julho de 1923.

Morreu em Jerez de la Frontera, a 8 de agosto de 2015.

 

Aos 27 anos de idade, decidiu consagrar-se ao Senhor e, depois de ter comunicado a sua decisão ao pároco, este apresentou-o aos Irmãos de S. João de Deus, que o aceitaram no seu Instituto Psiquiátrico de Ciempozuelos, na assistência a doentes mentais. Entrou no Noviciado no dia 25 de abril de 1951, um ano mais tarde (26.04.1952) fez a sua profissão simples e, a 26 de abril de 1955, a profissão solene.

A 15 de setembro de 1952 foi transferido para a comunidade do Hospital de Jerez, dedicado à reabilitação das numerosas crianças que sofriam de poliomielite ou tuberculose óssea, tendo a responsabilidade de pedir esmola para elas, percorrendo diariamente as ruas de Jerez. Repetia, com audácia, que "Pedir esmolas para os necessitados é pôr em prática o nosso amor por Deus".

A história desses dias, passados em contacto com tantas pessoas generosas, está cheia de episódios que revelam a personalidade de um religioso simples e honesto, responsável pela gestão de grandes quantias de dinheiro, e pobre. Calçava uns sapatos já delidos e, quando saía da cidade, para pedir esmolas, ia por vezes no carro do hospital, acompanhado pelo motorista.

Após uma breve permanência em Madrid e, depois, em Ciempozuelos, em 1962 foi novamente transferido para Jerez, onde continuou a angariar fundos, até à sua morte, já não para o hospital, que, nessa altura, se tinha tornado um Hospital Geral, mas para as muitas famílias pobres ou imigrantes necessitados que vinham ter com ele, pedindo comida ou ajuda para pagar as contas da luz e da água, ou a renda de casa.

A cidade de Jerez, ainda pujante de vida, expressou a sua gratidão com sinais de benemerência, dando o seu nome a uma das suas ruas e colocando um busto do Irmão Adriano no átrio do hospital. Um historiador escreveu a sua biografia, intitulada Fra Adriano. Questuante di Dio. Vita, opera e avventure di Fra Adriano del Cerro”.

O seu corpo foi sepultado na Igreja da Comunidade de Jerez, junto do túmulo de São João Grande (1546-1600), fundador do Hospital, e do Beato Ir. Manuel Jiménez Salado (1907-1936), mártir durante a Guerra Civil e a perseguição religiosa em Espanha.

Apri Servo de Deus, Ir. Adrián Del Cerro Sánchez, O.H.
Spaziatore
 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page