Ir. Manuel Nogueira, Sac.

Ir. Manuel Nogueira, Sac.

 

(Nome de religião: Bento)

Nasceu em S. Simão de Litém (Pombal), 8 de abril de 1927.

Morreu em Lisboa, a 26 de outubro de 2003.

 

Entrou na Ordem dos Irmãos de S. João de Deus aos 15 anos de idade. Depois de terminar o Noviciado e fazer a profissão, a 8 de dezembro de 1945, colocou-se ao serviço dos doentes e frequentou brilhantemente o Curso de Enfermagem. Foi Diretor e Professor na Escola Apostólica e um modelo ao serviço ao Senhor na sua vocação hospitaleira.

Em 1953, os seus Superiores convidaram-no a preparar-se para ser sacerdote, estudando em Angra do Heroísmo e, mais tarde, em Roma.

Foi ordenado sacerdote a 14 de agosto de 1960 e, depois de ter conseguido a licenciatura em Teologia e o Diploma de Pastoral, em Roma, foi Mestre de Noviços, Capelão e Professor na Escola de Enfermagem. Distinguiu-se sobretudo como missionário em Moçambique, sendo aí novamente Mestre de Noviços e um grande apóstolo misericordioso, amigo dos doentes.

Desde 1972, foi missionário na Leprosaria do Alto Molocuè e Mestre de Noviços em Nampula (Moçambique), onde trabalhou durante 30 anos.

Deu testemunho de uma grande santidade de vida, com uma fé radiosa, esperança sem desânimo, caridade paciente junto dos doentes mentais, perdoando aos adversários políticos, como testemunha de Cristo. Unia a assistência aos doentes ao trabalho na herdade, com os doentes em reabilitação e, como um pastor próximo do povo, construindo comunidades e três igrejas. Distinguiu-se na catequese e na evangelização ativa, juntamente com as crianças, os jovens, os empregados e os adultos sob tutela... e, ainda, em celebrações ao ar livre. A sua capacidade de mobilizar cristãos e catecúmenos fez dele, terminado o domínio colonial português, um suspeito, um fugitivo e um prisioneiro de Cristo. Sem ter cometido crime algum, esteve preso duas vezes. Morreu em Lisboa, vítima de cancro.

Foi um exemplo de coerência evangélica e de esperança missionária.

Apri Padre Bento Manuel Nogueira - Missionário Hospitaleiro
Spaziatore
 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page