Ir. Tomás Canet García
Ir. Tomás Canet García
Nasceu em Luchente (Valência), a 8 de outubro de 1902.
Morreu em Sant Boi de Llobregat (Barcelona) a 7 de outubro de 1984.
O Ir. Tomás foi um religioso admirável; viveu a sua vida religiosa em duas Casas: Valência e Sant Boi. Em Valência, trabalhou como esmoleiro, durante 28 anos. Era incansável no seu trabalho apostólico, animado por uma total adesão ao voto de hospitalidade, e deixou uma impressão indelével em todos aqueles que o conheceram no seu peregrinar. Mais tarde, foi transferido para o Hospital de Sant Boi, onde permaneceu até à morte. Aí, dedicou-se ao serviço dos doentes mais humildes (na Unidade para Deficientes). Foi um homem de profunda fé, de sabedoria bíblica e com um coração imbuído do dom da hospitalidade.
Recebeu o dom de uma fé profunda e sabedoria bíblica e, no seu leito de morte, repetia: "Se sofro com Cristo, com Cristo viverei; se morro com Cristo, também com Cristo ressuscitarei" (cf. 2tm 2,11 e 1cor 15, 54-57).
Durante o seu velório, para além da Palavra de Deus, foram lidos dois testemunhos do Irmão Tomás: a carta de saudação enviada à família, por ocasião da sua entrada na Ordem, e a sua consagração a Nossa Senhora.
O dia do seu funeral foi um momento de grande emoção, permeado, porém, por uma atmosfera de alegria confiante no renascimento para a nova vida de um Irmão inesquecível e exemplar.
Em 1989, a Ordem Hospitaleira instituiu, em Sant Boi, uma Fundação sem fins lucrativos, dando-lhe o nome de Frei Tomás Canet, com o objetivo de melhorar e facilitar o desenvolvimento pessoal, a integração social e a proteção de pessoas com doenças mentais.