Ir. Joaquim Villanueva Balda, Sac.

Ir. Joaquim Villanueva Balda, Sac.

 

Nasceu em Osinaga (Navarra), a 20 de dezembro de 1914.

Morreu em Jerez de la Frontera, a 4 de agosto de 1982.

 

Os seus pais, Giovanni e Giuseppa, tiveram nove filhos, dois dos quais, Joaquim e Fernando, foram sacerdotes da Ordem, e um terceiro, Fausto, foi um religioso exemplar, que se dedicou ao serviço dos doentes mentais no Centro Assistencial de Málaga. Uma outra filha, chamada Josefa, tornou-se Irmã Hospitaleira do Sagrado Coração.

Recebeu a Primeira Comunhão quando tinha seis ou sete anos de idade, e todos os domingos, como todos os outros membros da família, assistia à Santa Missa. Nos dias de semana, ocupava-se do trabalho nos campos.

Aos 18 anos, tendo conhecido a Ordem Hospitaleira de São João de Deus e o seu carisma, respondeu ao apelo de Deus que se manifestava nele. A mesma decisão foi tomada pelo seu irmão Fausto e, mais tarde, por Fernando.

O Ir. Joaquim fez a Profissão solene a 25 de julho de 1939, em Granada, onde era membro da comunidade. Aqui, completou os seus estudos de Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 1946, na Basílica de São João de Deus, em Granada. O seu campo de apostolado foi inicialmente no sanatório psiquiátrico de Ciempozuelos, que tinha na altura mais de mil residentes.

No Necrológio da Província Bética, lemos: "Frei Joaquim Villanueva Balda, sacerdote, era considerado um homem de Deus e foi um amigo de todos.

Com grande zelo apostólico, dedicou-se aos doentes e aos pobres, que viam nele um pai que mostrava a misericórdia do Senhor.

Trabalhou como capelão em várias casas da Ordem, em Espanha e, em 1957, na América Latina (Venezuela e Peru), onde foi também Delegado Provincial.

Nos últimos 8 anos da sua vida, trabalhou no Colégio Apostólico de Córdova, formando pessoas para o serviço da hospitalidade. Possuía um dom especial que o tornava atraente: uma mistura de bondade, humildade e simplicidade que todos admiravam e respeitavam.

Morreu em Jerez de la Frontera, com 67 anos de idade, 48 de profissão religiosa e 36 de sacerdócio".

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page