Ir. Francesco Demelas, sac.
Ir. Francesco Demelas, sac.
Nasceu em Lodine (Nuoro, Sardenha), a 28 de maio de 1774.
Morreu em Cagliari, a 30 de maio de 1851.
Entrou no noviciado a 3 de dezembro de 1796 e fez a profissão religiosa a 18 de dezembro do ano seguinte. Frequentou os estudos eclesiásticos e foi ordenado sacerdote a 10 de agosto de 1804.
Zeloso e paternal à beira do leito dos doentes, devido às suas eminentes qualidades mentais e do coração, foi mestre dos noviços em Roma, de 1815 a 1817; em Cagliari, de 1825 a 1828 e de 1837 a 1843; e mestre dos neo-professos, na Sardenha, a partir de 27 de junho de 1817.
No Capítulo Provincial de 1818, foi eleito Prior da Comunidade de Cagliari, sendo-lhe confiadas tarefas de confiança, entre as quais a de secretário nas Visitas canónicas na Província da Sardenha, como presidente dos Capítulos Provinciais.
O P. Demelas foi um grande devoto de Nossa Senhora: costumava invocá-la muito frequentemente, com uma única palavra, que exprimia toda a sua confiança filial e o seu abandono no patrocínio de Maria: "Mãe! Foi também um grande apóstolo da devoção à Virgem Maria, invocada especialmente sob o título de Nossa Senhora da Saúde, que ele difundiu não só entre os doentes, em Cagliari e nas aldeias vizinhas, mas também por toda a Ilha da Sardenha.
O seu quarto tinha uma janela que lhe permitia ver diretamente o interior da capela. Ali, de joelhos, passava longas horas, dia e noite, em adoração ao Santíssimo Sacramento: costumava dizer que entre as muitas graças recebidas do Senhor havia a de se ter tornado "seu cortesão".
Nos últimos anos da sua vida foi atormentado por febres intermitentes e por muitas outras maleitas que ele suportava com corajosa paciência, por amor de Deus. Morreu santamente, tal como tinha vivido, no mesmo mês em que nasceu: o mês de maio, dedicado a Nossa Senhora, sob cujo olhar materno tinha decorrido toda a sua vida. Poucos momentos antes de falecer, uma luz, que se acredita ser prodigiosa, iluminou o seu rosto, enquanto outra luz se pousava sobre o seu leito de hospital.
Os seus restos mortais repousam na igreja dedicada a Sant'Antonio Abade, adjacente ao seu hospital, junto ao púlpito, no pilar entre a capela de Nossa Senhora de Ítria e a de Nossa Senhora da Saúde, para onde foram transferidos, a 5 de junho de 1853.
O padre Salvatore Collu, sac., seu confrade e confidente, escreveu um “Breve ristretto della virtuosa vita del fu m. r. padre Francesco Demelas sacerdote dell’ordine di s. Gio. di Dio”, ou seja, um Breve resumo da vida virtuosa do falecido reverendíssimo padre Francesco Demelas, sacerdote da Ordem de S. João de Deus.