Ir. Fortunato Thanhäuser

Servo de Deus

Ir. Fortunato Thanhäuser

 

(Nome de batismo: Bernard)

Fundador da congregação das "Irmãs da Caridade de São João de Deus".

Introduziu a Ordem na Índia.

Nasceu em Berlim, a 27 de fevereiro de 1918.

Morreu em Kattappana (Índia), em 21 de novembro de 2005.

 

Filho primogénito, com dois irmãos, Frei Fortunato passou a sua infância e adolescência em Volpersdorf (hoje Wolibórz), uma pequena aldeia na Silésia. Em 1935, entrou na Ordem dos Irmãos de S. João de Deus, em Breslávia (Breslau, hoje Wroclaw) e, a 20 de setembro do mesmo ano, foi admitido no Noviciado. Fez a profissão simples dos votos em 21 de novembro de 1936, mas só em 1946 pôde fazer a profissão solene, depois de esperar dez anos, devido ao ostracismo das autoridades nazis e à II Guerra Mundial.

Formou-se, primeiro como Enfermeiro e, depois, como assistente técnico médico, trabalhando no Hospital dos Irmãos de S. João de Deus de Breslávia, até 1950, quando foi expulso da Silésia, juntamente com outros Irmãos alemães, por esta localidade se ter tornado parte da Polónia.

Nos anos seguintes, foi um dos principais protagonistas da instituição e do desenvolvimento da Província da Renânia, que agora faz parte da Província de Baviera.

Aceitando os pedidos de um bispo indiano, esta jovem Província decidiu fundar em 1969 uma obra missionária na Índia, confiando o projeto ao P. Fortunato, então com 51 anos de idade, e a outros dois Irmãos. Em Kattappana, no estado federal de Kerala, fundou e abriu um hospital que é hoje o mais importante centro de saúde da região.

Em 1977, o P. Fortunato confiou o hospital a um Irmão indiano e passou a dedicar-se à sua nova fundação, a "Casa dos Pobres", situada na área do hospital. No mesmo ano, a fim de continuar a promover a assistência aos pobres, fundou, juntamente com algumas mulheres, a Congregação feminina das "Irmãs da Caridade de São João de Deus", que obteve o reconhecimento diocesano em 1994 e conta hoje com cerca de 90 religiosas.

Realizou numerosos projetos para ajudar os pobres, os doentes e os idosos, lançando assim as bases da atual Província Indiana da Ordem Hospitaleira. Venerado como "Pai dos pobres", o Ir. Fortunato, após uma longa doença, morreu em Kattappana, com fama de santidade, a 21 de novembro de 2005, com a idade de 87 anos.

O processo ordinário de beatificação e canonização foi aberto a dia 22 de novembro de 2014, na igreja paroquial de Kattappana, com uma solene celebração eucarística presidida por Mons. Matthew Arackal, na presença de mais de dez mil pessoas.

 
 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page