Venerável Servo de Deus Guilherme Gagnon
Venerável Servo de Deus
Guilherme Gagnon
Nasceu em Dover, New Hampshire (EUA), a 16 de maio de 1905.
Faleceu em Bien-Hoa (Saigão, no Vietname), em 1972.
Terceiro de doze filhos, os seus pais eram canadianos e tinham emigrado para os EUA. Guilherme era um rapaz humilde e prestável, que cuidava dos seus irmãos e irmãs durante as constantes viagens da família por motivos de trabalho. Várias vezes tentou entrar em diversos institutos religiosos e, quando a sua irmã Maria-Eva tomou o hábito das Irmãs da Assunção, no convento de Nicolet, Guilherme confidenciou-lhe que também ele decidira consagrar-se ao Senhor: entrou na Ordem dos Irmãos de S. João de Deus, no Canadá, a 29 de março de 1931.
Pela sua conduta exemplar, os Superiores nomearam-no diretor do Aspirantado, onde se encarregou carinhosamente da formação dos jovens que lhe eram confiados. A seguir, desempenhou os cargos de terceiro Conselheiro da Delegação Geral do Canadá, de Ecónomo local e, mais tarde, de Delegado Geral. Restabelecida a Província do Canadá, o Servo de Deus foi nomeado Superior Provincial e Capelão do Hospital de Montreal. Obediente e humilde, aceitou demitir-se do cargo, pois o Senhor tinha uma outra missão reservada para ele: ser missionário na Indochina. Juntamente com outros dois Irmãos, criou o Serviço de Saúde em Bui Chiu, a cerca de 120 quilómetros de Hanói, no delta do Rio Vermelho, apesar dos bombardeamentos e assistindo com coragem e abnegação os muitos feridos e subnutridos.
Em 1956, O Ir. Guilherme fundou em Bien-Hoa o Hospital de Nossa Senhora do Bom Conselho, sendo ao mesmo tempo o Superior e trabalhando como pedreiro, jardineiro e enfermeiro. Trabalhou ali durante mais de vinte anos, tornando menos dolorosa a estadia no hospital para os muitos doentes, as crianças e os feridos, e enfrentando ele mesmo sofrimentos inauditos devido à terrível tragédia da guerra que afetou toda a parte sul da Indochina.
Já fisicamente debilitado, mas forte no espírito, morreu serenamente, amparado por um Irmão, no hospital governamental em Saigão, devido a um enfarte do miocárdio. Os seus restos mortais foram sepultados no jardim da casa de Bien-Hoa, junto de uma ara da Sagrada Família, que viria a ser meta de peregrinações contínuas dos fiéis, pedindo favores e graças a Deus por intercessão do seu Venerável Servo.
A 10 de abril de 2014, a Positio super virtutibus de Guilherme Gagnon foi submetida ao estudo dos Consultores Teológicos e, a 3 de novembro de 2015, apresentada na Sessão dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação dos Santos, obtendo êxito positivo.
Foi proclamado Venerável pelo Papa Francisco, com decreto datado de 14 de dezembro de 2015.
Hospitalidade para o Oriente | |||