Venerável Servo de Deus Francisco Camacho
Venerável Servo de Deus
Francisco Camacho
Nasceu em Jerez de la Frontera (Espanha), a 13 de outubro de 1630.
Morreu em Lima (Peru), em 1698.
Aos 20 anos, atraído pela aventura, escolheu a vida militar e atravessou o oceano a caminho da América Latina. Chegado a Cartagena (Colômbia), adoeceu com sífilis e foi internado e assistido no hospital dedicado a São Sebastião, dirigido pelos Irmãos de S. João de Deus. Tendo abandonado o serviço militar, durante o qual percorreu diferentes países da América, em 1662 regressou a Lima e mudou completamente de vida, sujeitando-se a penitências públicas, duras e humilhantes. Por isso, foi considerado louco e internado, por um curto espaço de tempo, no hospital.
Depois de ouvir um sermão do P. Francisco del Castillo, que continuará a acompanhá-lo com os seus conselhos espirituais, em 1663, aos 34 anos de idade, entrou na Ordem dos Irmãos de S. João de Deus, dedicando-se a cuidar dos doentes, mas, sobretudo, pedindo esmola de casa em casa durante quase trinta e cinco anos de vida religiosa. Elegeram-no Superior da comunidade, mas Francisco renunciou, preferindo dedicar-se aos trabalhos mais humildes, à penitência e à oração.
Dedicou-se também à recuperação de prostitutas e fundou um novo hospital para substituir o antigo, que se tinha tornado insuficiente.
Viria a ser para sempre, na cidade de Lima, "o esmoleiro de Deus", o angariador de fundos para a sustentação do hospital: assim viveu, até à sua morte, causada por uma grave forma de hidropisia.
Os seus restos mortais encontram-se na Catedral de Lima, onde foi sepultado.
Foi declarado Venerável, por Leão XIII, em 01.01.1881.