São Ricardo Pampuri

São Ricardo Pampuri

 

(Nome de batismo: Herminio)

Nasceu em Trivolzio (perto de Pavia), em 1897.

Morreu em Milão, em 1930.

 

Décimo e penúltimo filho, ficou órfão de mãe aos três anos de idade e perdeu o pai quanto tinha onze; por isso, foi confiado aos tios maternos, que o educaram de forma cristã e o matricularam na escola primária da zona. Uma das suas irmãs testemunhou que "todos os dias, antes de ir para a escola, ele ia à igreja". Frequentou como aluno interno o Colégio de Santo Agostinho, em Pavia, onde permaneceu durante seis anos, e prosseguiu o seu compromisso espiritual após ter terminado os estudos. Em Trivolzio, juntamente com outros companheiros, fundou o Círculo de Ação Católica "Pio X" e também uma banda musical.

Depois de concluir os estudos liceais, matriculou-se na Faculdade de Medicina, mas teve de interromper os estudos em 1917, para cumprir o serviço militar durante a I Guerra Mundial, com o grau de “Caporale di Sanità” (Cabo de Saúde). Tinha sempre consigo o Evangelho, as Cartas de S. Paulo e a Imitação de Cristo. Na desastrosa debandada dos soldados após a derrota de Caporetto, foi-lhe conferida uma condecoração (medalha de bronze) por um ato de coragem e fadiga extraordinária, que lhe causou uma pleurisia tuberculosa a qual, agravando-se dez anos mais tarde, lhe provocou a morte quando tinha apenas 33 anos de idade.

Depois de se formar em Medicina, em 1921, foi médico de saúde familiar no distrito de Morimondo (Milão), onde permaneceu até 1927: nesse ano, entrou para a Ordem Hospitaleira na qual assumiu a sua profissão como uma verdadeira missão de caridade em benefício dos seus doentes. Foi o seu diretor espiritual, P. Ricardo Peretta, colega de estudos do Superior Provincial da Província Lombardo-Véneta, Ir. Zacarias Castelletti, quem apresentou o jovem médico Herminio aos Irmãos de S. João de Deus, no Hospital de S. José, em Milão.

O P. Zacarias, ao ver o jovem com a saúde debilitada, comentou com o P. Ricardo Peretta: "Mesmo que só venha a permanecer um único dia como membro efetivo da nossa Ordem, seja bem-vindo. Depois de ser para nós um exemplo de edificação neste mundo, ele será depois no Céu nosso anjo projetor". No nosso hospital de S. Orsola, em Brescia, para onde foi transferido, dedicava-se aos trabalhos mais humildes, dirigindo também a clínica dentária.

Os seus restos mortais repousam numa urna na paróquia de Trivolzio, meta de peregrinação para muitos peregrinos e devotos.

Foi beatificado por São João Paulo II, em 04.10.1981.

Foi canonizado por São João Paulo II, em 01.11.1989.

A sua festa litúrgica celebra-se no dia 1 de maio.

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page