São Bento Menni, Sac.
(Nome de batismo: Angelo Ercole)
Superior Geral da Ordem.
Fundador das "Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus".
Nasceu em Milão, em 1841.
Morreu em Dinan (França), em 1914.
A sua vocação hospitaleira surgiu quando, como voluntário, trabalhava na Estação Ferroviária de Milão, em 1859, e viu os Irmãos de S. João de Deus acolherem os muitos feridos provenientes da batalha de Magenta. Pediu para entrar na Ordem e tomou o nome religioso de Frei Benedetto (Bento). No ano seguinte à profissão dos votos solenes foi chamado a Roma pelo Superior Geral, P. Giovanni Maria Alfieri, como secretário, e em Roma completou os seus estudos teológicos, no "Collegio Romano", atualmente "Pontifícia Universidade Gregoriana". Foi ordenado sacerdote a 14 de outubro de 1866 e celebrou a sua primeira Missa na igreja de S. João Calibita, na Ilha Tiberina.
Em 1867, com apenas 25 anos de idade, o Superior Geral, tendo conhecido os dons e as capacidades do jovem religioso, enviou-o para Espanha com a missão de aí restabelecer a Ordem. Neste país, não obstante muitas vicissitudes e perigos, sacrifícios e dificuldades, mesmo por parte das autoridades apostólicas, num clima anticlerical que reinava em toda a parte, nada propício para apoiar os seus projetos, viria a fundar muitas obras, em diferentes cidades, a favor dos doentes mentais, de crianças deficientes e vítimas da escrofulose. Restaurou não só as Províncias religiosas de Espanha, mas também as de Portugal e do México, fundando 22 hospitais para as categorias mais negligenciadas de doentes, ao mesmo tempo que recrutava novas vocações para a Ordem.
Em 1881 fundou a Congregação das "Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus", para a assistência às doentes mentais. Depois de a Congregação ter sido erigida canonicamente, foi eleita como Superiora Geral, por unanimidade, a Madre Maria Josefa Recio (1846-1883), que morreu vítima de um ato de violência e espancamento, cometido por uma mulher mentalmente doente, como consequência de uma crise agressiva. Em 2012, o Papa Bento XVI declarou Venerável a Madre Maria Josefa.
Depois de desempenhar o cargo de Visitador Apostólico da Ordem, o P. Menni foi nomeado pelo Papa São Pio X Superior Geral da Ordem, no Capítulo Geral de 21 de abril de 1911. Renunciou a esse cargo no ano seguinte, devido a intrigas levantadas contra ele por alguns dos seus confrades. Injustamente caluniado, e obrigado a dividir as duas famílias religiosas Hospitaleira, o P. Menni, agora num estado de saúde precária, foi afastado da Casa das Irmãs Hospitaleiras e enviado para Dinan (França) onde, já sem autonomia de movimentos, mesmo para se poder alimentar sozinho, terminou a sua vida terrena após uma longa agonia e partiu para a tão merecida morada celestial.
Os seus restos mortais repousam em Ciempozuelos, numa urna, na capela da Congregação das Irmãs por ele fundada.
Foi beatificado pelo Santo Padre João Paulo II, em 23.06.1985.
Foi canonizado pelo Santo Padre João Paulo II, em 21.11.1999.
A sua festa litúrgica é celebrada a 24 de abril.