Dia Mundial da Vida Consagrada

Carta Circular do Superior Geral

 

Chamou-nos para uma missão

 

2 de fevereiro de 2020

 

Para todos os Irmãos e Comunidades da Ordem

 

Estimados Irmãos,

No próximo dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, celebra-se o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada. Dado que essa data calha ao domingo, o Papa Francisco vai celebrá-lo no sábado, 1º de fevereiro, na Basílica de São Pedro, com as pessoas consagradas de Roma.

Por esta ocasião, desejo felicitar todos os Irmãos da Ordem e todas as pessoas consagradas que colaboram na nossa missão e fazem parte da nossa Família de São João de Deus. Este dia dá-nos a oportunidade, mais uma vez, de celebrarmos a nossa consagração religiosa e de agradecermos a Deus pelo dom da vocação que ele nos deu, vivendo o carisma da hospitalidade segundo o espírito de São João de Deus, o nosso Fundador.

A este respeito, o Santo Padre lembra-nos que Jesus não nos escolheu nem enviou para que nos tornássemos os mais numerosos! Chamou-nos para uma missão. Colocou-nos no meio da sociedade como aquela pequena porção de fermento: o fermento das bem-aventuranças e do amor fraterno, no qual todos, como cristãos, nos podemos unir para tornar presente o seu Reino! (Discurso no encontro com os sacerdotes, as pessoas consagradas e o Conselho Ecuménico das Igrejas em Marrocos – Catedral de Rabat, 31.03.2019).

Há quase um ano, encerrámos o Capítulo Geral da nossa Ordem, precisamente com um encontro fraterno com o Papa, no qual ele nos indicou as grandes linhas a seguir para a nossa Ordem e, concretamente, para a nossa vida consagrada, em sintonia com as palavras acima transcritas. Além disso, o Documento Final de nosso Capítulo Geral, deu-nos indicações muito precisas para a nossa vida consagrada, a nível espiritual e apostólico, e também no plano pessoal e comunitário.

Nesta ocasião, desejo sublinhar a importância da formação contínua, como uma das chaves para a renovação permanente da nossa vida consagrada, pessoal e comunitária. De facto, a formação do Irmão de São João de Deus não termina com a formação inicial e, portanto, com a profissão solene. Sabemos isso muito bem. Dura toda a vida. No entanto, nem sempre lhe damos o enfoque adequado, contentando-nos com a frequência de alguns cursos sobre temas relacionados com a vida espiritual, apostólica e fraterna. Às vezes, até isso dificilmente se faz.

Tudo isso faz parte da formação contínua, mas é insuficiente. Na realidade, a formação contínua de que precisamos como consagrados e, neste caso, como Irmãos de S. João de Deus, é a que nos ajuda a viver a nossa consagração com paixão, alegria e entusiasmo, dispondo-nos a dedicar a nossa vida a Deus e ao seu Reino, no serviço aos doentes e às pessoas pobres e necessitados.

Não precisamos de fazer todos o mesmo, pois devemos ter em conta a idade, a cultura, a missão apostólica que se realiza e outras variáveis. Mas todos precisamos de procurar e cuidar daqueles elementos que nos ajudam a viver a nossa vida espiritual, fraterna e apostólica, estando atualizados, em dia, num caminho permanente de crescimento espiritual e hospitaleiro, num caminho de conversão permanente.

Cada religioso é responsável por procurar os meios necessários e também os Superiores provinciais e locais os devem proporcionar e organizar de modo a ajudar os Irmãos e as comunidades. O Governo Geral está a preparar um documento de orientação a ser enviado às Províncias e às Regiões da Ordem, para que, a partir dele, seja promovida e organizada a formação dos Irmãos e das comunidades.

Só cuidando da nossa consagração através da formação contínua, entendida desta forma, poderemos responder ao chamamento do Senhor de sermos fermento no meio da massa e luz no meio da escuridão.

Faço votos para que todos celebremos com alegria o XXIV Dia Mundial da Vida Consagrada e, como já disse noutras ocasiões, para que todos os Irmãos de São João de Deus iluminem o mundo com o testemunho da hospitalidade, como fez São João de Deus!

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebam o meu abraço fraterno e hospitaleiro.

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page