Dia Mundial da Vida Consagrada

Carta Circular do Superior Geral

   

Chamou-nos para uma missão

 

2 de fevereiro de 2020

 

Para todos os Irmãos eComunidades da Ordem

 

EstimadosIrmãos,

No próximodia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, celebra-se o XXIV DiaMundial da Vida Consagrada. Dado que essa data calha ao domingo, o PapaFrancisco vai celebrá-lo no sábado, 1º de fevereiro, na Basílica de São Pedro,com as pessoas consagradas de Roma.

Por estaocasião, desejo felicitar todos os Irmãos da Ordem e todas as pessoasconsagradas que colaboram na nossa missão e fazem parte da nossa Família de SãoJoão de Deus. Este dia dá-nos a oportunidade, mais uma vez, de celebrarmos anossa consagração religiosa e de agradecermos a Deus pelo dom da vocação que elenos deu, vivendo o carisma da hospitalidade segundo o espírito de São João deDeus, o nosso Fundador.

A este respeito, o Santo Padre lembra-nosque Jesus não nos escolheunem enviou para que nos tornássemos os mais numerosos! Chamou-nos para umamissão. Colocou-nos no meio da sociedade como aquela pequena porção defermento: o fermento das bem-aventuranças e do amor fraterno, no qual todos,como cristãos, nos podemos unir para tornar presente o seu Reino! (Discurso no encontro com os sacerdotes, as pessoas consagradas e o ConselhoEcuménico das Igrejas em Marrocos – Catedral de Rabat, 31.03.2019).

Há quaseum ano, encerrámos o Capítulo Geral da nossa Ordem, precisamente com umencontro fraterno com o Papa, no qual ele nos indicou as grandes linhas aseguir para a nossa Ordem e, concretamente, para a nossa vida consagrada, emsintonia com as palavras acima transcritas. Além disso, o Documento Final denosso Capítulo Geral, deu-nos indicações muito precisas para a nossa vidaconsagrada, a nível espiritual e apostólico, e também no plano pessoal ecomunitário.

Nesta ocasião,desejo sublinhar a importância da formação contínua, como uma das chaves para arenovação permanente da nossa vida consagrada, pessoal e comunitária. De facto,a formação do Irmão de São João de Deus não termina com a formação inicial e,portanto, com a profissão solene. Sabemos isso muito bem. Dura toda a vida. Noentanto, nem sempre lhe damos o enfoque adequado, contentando-nos com afrequência de alguns cursos sobre temas relacionados com a vida espiritual,apostólica e fraterna. Às vezes, até isso dificilmente se faz.

Tudoisso faz parte da formação contínua, mas é insuficiente. Na realidade, aformação contínua de que precisamos como consagrados e, neste caso, como Irmãosde S. João de Deus, é a que nos ajuda a viver a nossa consagração com paixão,alegria e entusiasmo, dispondo-nos a dedicar a nossa vida a Deus e ao seuReino, no serviço aos doentes e às pessoas pobres e necessitados.

Nãoprecisamos de fazer todos o mesmo, pois devemos ter em conta a idade, acultura, a missão apostólica que se realiza e outras variáveis. Mas todosprecisamos de procurar e cuidar daqueles elementos que nos ajudam a viver a nossavida espiritual, fraterna e apostólica, estando atualizados, em dia, numcaminho permanente de crescimento espiritual e hospitaleiro, num caminho deconversão permanente.

Cadareligioso é responsável por procurar os meios necessários e também os Superioresprovinciais e locais os devem proporcionar e organizar de modo a ajudar os Irmãose as comunidades. O Governo Geral está a preparar um documento de orientação aser enviado às Províncias e às Regiões da Ordem, para que, a partir dele, sejapromovida e organizada a formação dos Irmãos e das comunidades.

Sócuidando da nossa consagração através da formação contínua, entendida destaforma, poderemos responder ao chamamento do Senhor de sermos fermento no meioda massa e luz no meio da escuridão.

Façovotos para que todos celebremos com alegria o XXIV Dia Mundial da VidaConsagrada e, como já disse noutras ocasiões, para que todos os Irmãos de SãoJoão de Deus iluminem o mundo com o testemunho da hospitalidade, como fez SãoJoão de Deus!

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebam o meu abraço fraterno ehospitaleiro.

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 

 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli