Michele Montemurri

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Irmão

Romana

Michele Montemurri

 

Sou o Ir. Michele Montemurri, o.h. (Irmão de S. João de Deus), e nestas breves linhas vou descrever como nasceu a minha vocação e como descobri São João de Deus na minha vida.

A minha preocupação na vida consistia em encontrar-me a mim mesmo. Eric Fromm disse que "A principal tarefa na vida de um homem é a de dar nascimento a si e tornar-se aquilo que ele é potencialmente". A vida é uma descoberta contínua de si mesmo: desde o seu nascimento, o ser humano é convidado ao diálogo com Deus, pois Deus chamou-o para a vida e, ao mesmo tempo, para a comunhão com Ele.

A partir desta reflexão, num dos muitos acampamentos organizados por mim e por outros meus companheiros da Ação Católica, com a minha paróquia, deixei de me sentir relator e passei a ser alguém em busca da própria vocação. Depois de várias experiências de discernimento com um padre espiritual (beneditino), iniciei uma viagem mais profunda para descobrir Deus na minha vida. Um dia, um frade deu-me uma biografia de S. Ricardo Pampuri e, depois, a de S. João de Deus: a primeira iluminou-me, como médico e religioso; a outra (S. João de Deus), mediante a sua aventura como explorador de si mesmo... e a sua forte experiência ao serviço dos outros (os necessitados...).

Foi assim que começou o meu caminho como Irmão de S. João de Deus. Participei nos vários campos de trabalho em Genzano di Roma, começando assim a minha jornada de formação e, depois de tantos anos, sou um consagrado a Deus ao serviço do irmão necessitado, em todo seu ser (holisticamente). O grande dom do carisma que S. João de Deus recebeu, a "hospitalidade", tem uma enorme relevância no campo teológico, filosófico, sociológico, da saúde...

Estou convicto de que devemos transmitir aos jovens o nosso testemunho de pessoas consagradas, mas, antes ainda, como criaturas de Deus, como pessoas vocacionadas, de modo que possam descobrir-se a "si próprias" à luz do facto de serem chamadas a doar, porque a vida é um “dom que recebemos gratuitamente" e, por conseguinte, um dom a ser gerado por quem o recebeu, cada um segundo o projeto de Deus para cada um de nós.

Os campos de serviço ou de experiência são um forte apelo aos jovens para eles ampliarem os seus horizontes até um mundo desconhecido... A experiência de S. João de Deus no hospício é o alicerce de um mundo desconhecido, e foi aí que ele descobriu a sua vocação... 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page