Andrea Marín Arcila

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Colombia

Andrea Marin Arcila

 

Chamo-me Andrea Marín Arcila, sou docente voluntária na área de teatro da Casa de Saúde de S. João de Deus, de Manizales. Desde 2009, tenho vindo a trabalhar com um grupo de utentes que ousaram sonhar e acreditar que a Arte os poderia libertar das paredes que antes habitavam a sua imaginação.

Se me perguntarem que sentido tem para eles, e para mim, o teatro nas suas mentes, eu diria que esse sentido é simplesmente a expressão. Eles têm dificuldade em expressar-se; associaram todos os pensamentos que têm na cabeça a uma atividade artística e criativa e lá, nas aulas, podem-nos explorar, manifestar e dizer.

A hospitalidade não é outra coisa senão acolher, com amor e generosidade, os utentes e os estranhos. Como professora, aprendi a receber aqueles que não tinham um lugar para aprender; como ser humano, ganhei muitos amigos que representam comigo.

"Bem, a turma da menina Andrea é boa e expressiva. É algo muito belo. Aprendi a ser um pouco menos confuso. Como é bom estar aqui!".

O sentido de hospitalidade que nos une aos doentes e a mim é o desejo de querer dizer algo ao mundo. Estamos unidos pelo grupo de teatro "A Bússola Mágica", que criámos com a intenção de não deixar de sonhar. A sua linguagem não é uma debandada de dislexias nem uma embrulhada de palavras: é um enxame de borboletas que querem voar. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page