Ser Irmão Hospitaleiro

 

Ser Irmão Hospitaleiro, Seguidor de São João de Deus

Quem sente o desejo de ser Irmão é convidado a seguir um processo de acompanhamento durante o qual adquire progressivamente conhecimento dos valores e atitudes que definem o Irmão e se vai identificando com esses mesmos valores e atitudes. O desenrolar deste processo dependerá fundamentalmente da situação pessoal do candidato e das orientações que receber da Ordem. Essas orientações estão contidas no documento "Projeto de Formação do Irmão de S. João de Deus" e devem adaptar-se às condições dos candidatos de cada lugar, à sua situação socio-religiosa, cultural, à idade, etc.

 

Início do Processo

Quando uma pessoa sente o desejo de ser Irmão de S. João de Deus entra geralmente em contacto com um animador vocacional – local ou provincial. A tarefa do animador consiste em fornecer informações sobre a natureza da vocação do Irmão na Igreja e ajudar a pessoa interessada a confrontar as suas qualidades e talentos com os valores e as exigências da vida e da missão do Irmão de S. João de Deus. Isto é normalmente feito através de uma série de entrevistas pessoais, visitando uma comunidade de Irmãos na própria área geográfica e prestando algum serviço específico no âmbito da realidade social ou clínica da Ordem.

 

Programa de Acompanhamento Vocacional

Se a pessoa decide aprofundar o processo da vocação de Irmão após esta primeira experiência, passa-se a um programa de acompanhamento vocacional.

Esse programa, organizados no âmbito provincial e conduzido por um animador vocacional, tem por objetivo ajudar a pessoa a fazer o discernimento da vocação de Irmão de S. João de Deus.

Os programas de acompanhamento vocacional têm sempre em conta as necessidades individuais da pessoa: estão adaptados à sua idade, ao seu perfil académico e à sua situação pessoal. Inclui entrevistas regulares do candidato com o Irmão responsável pelo seu acompanhamento e encontros com outros candidatos, aprofundamento da vida cristã e estudo dos documentos da Igreja e da Ordem, assim como a participação regular na vida de uma comunidade de Irmãos e algum trabalho apostólico ao serviço dos pobres.

O objetivo dos programas de acompanhamento vocacional consiste em fazer o discernimento da vocação do jovem: esse discernimento pode conduzir o candidato à decisão de pedir para começar o período de formação do Irmão de S. João de Deus.

 

Processo de Formação do Irmão de São João de Deus

Aqui é possível conhecer as várias fases da formação de um Irmão de S. João de Deus. Em cada uma delas, o Irmão hospitaleiro, além de ir configurando a vocação à qual foi chamado, prepara-se para a viver plenamente. Durante todo o tempo de formação, o jovem é acompanhado pelos Irmãos formadores que o ajudam a partir da própria experiência e da formação no sentido de discernir o chamamento para a hospitalidade

postulantado é a primeira etapa por que passa o jovem. Esta fase consiste numa experiência de aproximação à Ordem através da qual o jovem poderá descobrir a sua vocação hospitaleira mediante um serviço concreto prestado numa realidade social ou do mundo da saúde. Além disso, esta experiência será vivida numa comunidade para que possa também descobrir a riqueza da vida comunitária e de oração.

A etapa seguinte é o noviciado. Esta etapa dura dois anos e o seu objetivo consiste em dar a possibilidade de estabelecer as bases da vocação e da espiritualidade dos irmãos de S. João de Deus. Durante este período, o jovem pode confirmar se a Ordem Hospitaleira corresponde à sua vocação e se a Ordem a aceita. Nesta fase, é muito importante a escuta de Deus, através da oração, e o candidato vai conhecendo e aprendendo a amar a Ordem da qual decidiu fazer parte. O noviciado termina com a confirmação, por parte do vocacionado, da certeza da sua vocação e, se for considerado apto, a Ordem permitirá que emita os votos simples de pobreza, castidade, obediência e hospitalidade.

Escolasticado. Após a emissão dos votos simples começa uma nova fase, chamada escolasticado, cuja duração é de 6 anos e durante a qual o Irmão frequentará cursos de estudo na área da saúde ou de caráter social ou teológico, a fim de obter uma preparação para a sua missão de serviço dentro da Ordem. Completados os seis anos da etapa do escolasticado, se o jovem Irmão e a Ordem considerarem que esse é o seu caminho, graças ao processo de formação realizado, será o momento de fazer a profissão de votos solenes, mediante os quais o candidato se compromete a viver os quatro votos como Irmão de S. João de Deus, por toda a vida.

Depois de ter emitido os votos solenes, podemos dizer que o Irmão está preparado e disposto para ser enviado a colaborar onde a Ordem considerar oportuno, ao serviço da hospitalidade.

Formação permanente, ao longo da vida. O Irmão de S. João de Deus não pode deixar de prosseguir a sua formação se quiser estar sempre preparado e treinado. Por isso, embora o período de formação formal termine com a emissão dos votos, o Irmão de S. João de Deus deve manter-se atualizado. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page