Comissão Europa
Avaliação das Escolas de Hospitalidade
A Comissão Europeia, na sua reunião de 20 e 21 de abril de 2015, realizada em Roma, além de outros assuntos abordados, fez também uma avaliação das Escolas de Hospitalidade. Esta avaliação foi feita a partir de um questionário ao qual as Províncias europeias foram convidadas a responder. É de salientar, especialmente, que em quase todas as províncias se faz uma clara distinção entre os diferentes módulos de formação com que se trabalha. Existe um módulo básico (por sua vez, frequentemente diferenciado segundo os diferentes grupos de colaboradores), paralelamente ao qual são oferecidos cursos específicos de aprofundamento. O módulo básico inclui, geralmente, dois blocos formativos com a duração de três dias cada um.
Quanto aos temas abordados nas Escolas de Hospitalidade é possível identificar 15 grandes áreas temáticas. Obviamente, nem todas as províncias desenvolvem todas essas áreas e é provável que o estudo realizado pela Comissão Europa contenha imprecisões. Por exemplo, temos a certeza de que em todas as províncias (11) é abordado o tema "S. João De Deus", embora apenas nove o indiquem expressamente. De facto, muitas vezes são incorporados temas diferentes numa única área. Estas imprecisões são inevitáveis querendo obter uma visão geral da situação – caso contrário, seria preciso elaborar uma listagem com mais de 100 itens.
Apesar destas imprecisões, emergem tendências bastante comuns na escolha dos temas, como se pode ver no gráfico abaixo. Concretamente, três temas estão presentes em quase todos os casos: a figura de São João de Deus, os valores da Ordem e a ética.
As cúrias provinciais europeias vão receber em breve uma análise mais precisa desta sondagem. As diferentes abordagens e a variedade dos temas oferecidos poderão certamente proporcionar a algumas províncias uma oportunidade para reverem e/ou enriquecerem a organização e atuação da própria Escola de Hospitalidade.