Maria Manzenreiter

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Áustria

Maria Manzenreiter

 

Hospitalidade – A experiência da hospitalidade significa para mim “ter um coração sempre aberto”, deixar-se envolver, estar disposto a ser vulnerável. Jesus e são João de Deus mostraram-nos o que é o núcleo da nossa missão: tornar visível e tangível no mundo o amor de Deus. Muitas vezes, acontece-me ser interpelada por alguém enquanto estou ocupada com outras coisas: então, depende de mim olhar para essa pessoa, aperceber-me da sua presença, ouvir o que ela precisa naquele momento e não seguir a rotina estabelecida – aceitar o outro em todos os momentos, com disponibilidade e autenticidade.

Este clima de hospitalidade é vivido e sentido no nosso hospital. Sabemos isso pelo feedback de muitos utentes. Esta disponibilidade manifesta-se de diversas maneiras, por exemplo: o capelão que acompanha a casa o filho de um pai que morreu de repente para informar a sua mãe, idosa; a equipa de um setor que oferece um quarto para que os familiares de um doente moribundo possam aí pernoitar.

O importante é cada momento, este momento... E, como sabemos o que é certo fazer nesse momento? Isso é o coração de cada um que o diz, se o escutarmos com atenção! 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page