Grace Dumayas

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Filipinas

Grace Dumayas

 

Trabalho como secretária na Escola Especial de São João de Deus, desde 2002. Sinto que fui “chamada” para este trabalho porque fui convidada a candidatar-me. Dado que, naquele tempo não sabia nada sobre Educação Especial, os primeiros tempos não foram fáceis. Compreendi que, para trabalhar numa Escola Especial, é necessário ter talento para manifestar mais amor e paciência com crianças que têm necessidades educativas especiais.

De acordo com o carisma de hospitalidade da Ordem, os nossos programas e serviços estão abertos a todos os que quiserem beneficiar deles, independentemente da sua situação económica, religião ou condição social. Como secretária, procuro mostrar um rosto hospitaleiro às crianças e aos seus familiares. Como exemplo disso, quando alguns pais trazem alguma receita médica que não compreendem, tento explicar-lhes o seu conteúdo, com o máximo cuidado.

Como secretária da Escola, organizo e conservo toda a documentação, mas tento responder às necessidades específicas e às situações concretas dos alunos e das suas famílias, sem insistir demasiado nas exigências organizativas de caráter burocrático. Não permitimos que a qualidade da educação das crianças seja prejudicada por questões financeiras.

Cabe-me também monitorizar o atendimento das crianças: quando elas deixam de aparecer na escola, sem avisarem, entramos em contacto com as suas famílias para conhecermos o motivo. Consegue-se responder às preocupações dos pais e cuidadores, ouvindo-os e ajudando-os a enfrentar as dificuldades. É um prazer para mim estar ao serviço dos outros 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page