Nevol Anele

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Irmão

Papua-Nova Guiné

Nevol Anele

 

Sou o Ir. Nevol Anele, responsável pelo centro de saúde rural da nossa Ordem que funciona em Walamu, numa zona remota da Papua-Nova Guiné. Tenho perfeitamente consciência da responsabilidade que eu e os meus dois confrades temos aqui em Walamu, para garantir que a hospitalidade seja respeitada e se manifeste nas nossas vidas e obras. Este especial sentido de responsabilidade deriva do facto de este serviço de saúde rural ser a primeira fundação de S. João de Deus que foi estabelecida inteiramente por Irmãos da Papua Nova-Guiné.

Todos os Irmãos que se estabeleceram em Walamu pertencem à Papua Nova-Guiné: de facto, os Irmãos responsáveis pelo desenvolvimento deste apostolado provinham da Caledónia (Melanésia). A Província da Oceânia esforçou-se desde o início da sua presença na Papua nova-Guiné por formar os Irmãos deste país para serem eles a desenvolver a Ordem de uma forma completamente adaptada à cultura local: Walamu é o culminar desse esforço.

Na Papua Nova-Guiné, a nossa Ordem dedica-se principalmente a dois serviços: aconselhamento na área da toxicodependência e saúde rural. Nas recentes assembleias dos Irmãos, temos dado prioridade a manter os nossos esforços para fornecer cuidados de saúde primários em lugares remotos. Na minha opinião, esses serviços parecem ser uma excelente expressão da verdadeira hospitalidade de S. João de Deus. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page