Escolasticado de S. João de Deus de Nairobi (Quénia)

Ordenação diaconal do Ir. Richard Kabia e instituição do Ir. Parfait Yordan nos ministérios de Leitor e Acólito


Teve lugar no dia 11 de novembro de 2023, no Quénia, um acontecimento fora do comum na Ordem Hospitaleira de São João de Deus: a instituição do Ir. Parfait Yordan Akêtre nos ministérios de Leitor e de Acólito, e a ordenação diaconal do Ir. Richard Kabia Almami, ambos membros da equipa de formação na nossa Casa de Formação de Nairobi, no Quénia.

A cerimónia, presidida pelo Bispo auxiliar de Nairobi, Mons. David Kamau, teve lugar na sede da Comunidade, onde foi montado um palco para acolher o Bispo, numerosos convidados e os Irmãos que se deslocaram a Nairobi provenientes do Gana, Togo, Malawi e da vizinha comunidade de Tigania, na diocese de Meru, também no Quénia. Religiosos e religiosas, familiares e amigos fizeram questão de participar, em primeiro lugar, na solene Eucaristia presidida por Mons. David Kamau e concelebrada pelo P. Jacob Ketchen, pelo capelão da comunidade do Escolasticado, e ainda por outro concelebrante e um diácono.

A cerimónia foi dinamizada pelo Coro dos Irmãos Escolásticos e pelas Irmãs de S. José, com cânticos, momentos de animação litúrgica e danças que duraram cerca de 3 horas, das 11 às 14. Após a missa solene, teve lugar uma festa que se prolongou até à noite e durante a qual foram servidos refrescos num ambiente de alegria e boa disposição, que favoreceu o intercâmbio de ideias, interesses e o divertimento.

O Ir. Richard Almami KABIA, que foi agora ordenado diácono, fez o Noviciado em Lomé, no Togo, e, depois, o Escolasticado, em Nairobi, onde emitiu os votos solenes após aturados estudos de Filosofia, Teologia e Gestão. Na mesma celebração, o Ir. Parfait Yordan foi instituído nos ministérios de Acólito e Leitor.

Na homilia proferida durante a celebração, Mons. David Kamau recordou a todos a responsabilidade dos religiosos e a importância do serviço dos Diáconos na Igreja e na Ordem Hospitaleira, que consiste essencialmente em servir, em estar ao serviço. O Bispo sublinhou que esse ministério requer qualidades próprias, como a humildade e a obediência... De facto, para servir os Irmãos ou os doentes como capelão, é preciso ser humilde e – acrescentou – este ministério exige sacrifícios, renúncias e escuta... dos irmãos e dos doentes a quem se é chamado a servir diariamente.

Esta ordenação representa para os Irmãos de São João de Deus um sinal holístico de cuidado, em sentido amplo, para além da assistência e dos cuidados físicos oferecidos nos nossos centros: trata-se da assistência espiritual prestada às pessoas acolhidas nas unidades de cuidados pastorais.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page