“Maria levantou-se e partiu sem demora” (Lc 1,39)

Antes dos vários encontros com o Papa Francisco que marcaram a celebração da Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, sob o lema em epígrafe, teve lugar o Encontro da Juventude Hospitaleira, caracterizado por eventos que decorreram nas várias comunidades dos Irmãos e das Irmãs Hospitaleiros. Foram 230 os jovens de todo o mundo que participaram neste Encontro da Juventude Hospitaleira, durante o qual os Irmãos e as Irmãs tornaram presente o carisma da Hospitalidade.


A Pré-Jornada Hospitaleira começou com uma atividade para o conhecimento dos jovens, realizada na Casa de Saúde das Irmãs, em Idanha. Participando em diversas atividades lúdicas, os jovens partilharam informações pessoais, dados sobre o seu país de origem e os seus passatempos. E, obviamente, ficaram a conhecer o Centro que os acolheu.


Com a mesma dinâmica, decorreu também a atividade no Centro de Saúde de S. João de Deus, no Telhal. Nesse dia, os jovens contribuíram para a criação de várias obras de arte que, quando terminadas, seriam partilhadas no site da Casa de Saúde; visitaram também o Museu de S. João de Deus e realizaram um percurso destinado a conhecer a missão levada a cabo pelos Irmãos nesta Casa de Saúde; essa atividade terminou com a celebração da Eucaristia.


Não podia faltar a homenagem da Juventude Hospitaleira à nossa Mãe celestial: assim, no dia 29 de julho, o grupo foi ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima para rezar o Terço na Capelinha das Aparições e pedir à Virgem Maria a paz para o mundo.


O dia seguinte foi muito especial, porque o grupo de Jovens hospitaleiros visitou a terra natal do nosso fundador, S. João de Deus, em Montemor-o-Novo. A eucaristia aí celebrada foi precedida pelo Ir. Jesús Etayo, Superior Geral da Ordem Hospitaleira. Logo após a missa, os jovens participaram num diálogo com o Superior Geral da Ordem Hospitaleira e a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Hospitaleiras, colocando questões sobre a opção vocacional, a gestão das Províncias e a animação dos jovens hospitaleiros.


A Pré-Jornada terminou no dia 31 de julho, em Lisboa, na Clínica S. José, das Irmãs Hospitaleiras, e essa foi uma oportunidade para rezar em conjunto e também para conhecer melhor a Ordem: aqui, os jovens tiveram a oportunidade de participar num colóquio com os Superiores Provinciais de ambas as congregações, formulando questões sobre a animação vocacional e a missão.


Após estes dias de preparação, teve início a celebração da JMJ propriamente dita, com a Missa de abertura presidida pelo cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Durante a JMJ foram destacadas novas metodologias, nomeadamente:

A Catequese Rise Up, um novo modelo promovido pelo Papa Francisco para desafiar os jovens a refletir e a agir sobre questões fundamentais para as nossas vidas, tais como a ecologia integral, a amizade social e a misericórdia.

A Cidade da Alegria, como foi designado o espaço onde as comunidades religiosas se reuniram para realizar uma Feira Vocacional e partilhar com os jovens os diferentes carismas da Igreja.

O Parque do Perdão, um outro espaço que acolheu centena e meia de confessionários para incentivar os jovens a reconciliarem-se com o Senhor.


Nas diversas intervenções que teve com os jovens, o Papa Francisco convidou-os a assumirem a sua própria vida, a serem autores das suas experiências como resposta ao apelo que Deus dirige a cada um, chamando-o pelo próprio nome. O Santo Padre exortou-os a recordar-se de que são filhos amados por Deus e desafiou-os a saír para partilharem a alegria que esta Jornada Mundial da Juventude lhes proporcionou, tornando-se missionários.


Num dos encontros da JMJ, o Papa Francisco apresentou São João de Deus como exemplo de caridade, evocando a história de João Cidade e motivando os jovens a praticar a caridade para serem felizes: o Papa disse-lhes que quando João Cidade deu início à sua obra com os doentes encontrou Jesus e viveu tão feliz que viria a ser chamado João de Deus.

(Textos:https://www.religiondigital.org/mundo/Encuentro-asociaciones-caritativasViernes-manana_0_2584241566.html

https://www.lisboa2023.org/pt/artigo/discurso-do-papa-francisco-na-serafina

https://especiais.rr.pt/discursos-do-papa-jmj-portugal/)

 

Ao encerrar a JMJ, presidindo à celebração da Missa de Envio, o Santo Padre comunicou que a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em 2027, na Ásia, em Seul, capital da Coreia do Sul, e convidou os jovens a participarem no Jubileu da Juventude, que terá lugar em Roma, em 2025.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page