Hospitalidade nos Camarões

Profissão solene do Ir. Standford Moore e Inauguração do Centro Boko


Neste momento, estamos ainda a transbordar de alegria por a nossa mãe HOSPITALIDADE ter dado à luz nos Camarões simultaneamente dois eventos. De facto, após a celebração do Natal e do Ano Novo, a Hospitalidade nos Camarões assistiu a um duplo nascimento: o da Profissão Solene do Ir. Stanford e a Inauguração do Centro de Boko (Douala).


No dia 14 de janeiro de 2023, na Paróquia de S. João Baptista Bwang Bakoko-Douala, o Ir. Standford Moore emitiu os votos solenes de castidade, pobreza, obediência e hospitalidade. A Missa, concelebrada, teve lugar às 10.00 horas, na presença de todos os Irmãos de São João de Deus que se encontram em missão na República dos Camarões, das Irmãs Hospitaleiras, de alguns religiosos e religiosas, bem como dos nossos Colaboradores e fiéis da Paróquia. O Ir. Paulinus Toh, Superior Provincial da Província de Santo Agostinho de África recebeu os votos e o Ir. Jacob Ketchen, Conselheiro Provincial, esteve também presente na celebração. Na sua homilia, Mons. Joseph Valery Melone, Vigário Episcopal da Zona Wouri 10, em representação do Arcebispo de Douala, encorajou o Ir. Standford a manter-se sempre fiel ao SIM que pronunciou hoje solenemente. O êxito da sua caminhada, segundo as suas palavras, depende da disponibilidade diária para estar ao serviço dos doentes.


O Ir. Standford Moore é liberiano e encontra-se em missão na República dos Camarões. Emitiu os votos simples a 1 de maio de 2015, no Noviciado Interprovincial de Lomé. A seguir, em Nairobi, frequentou os estudos da etapa do Escolasticado, diplomando-se em Espiritualidade. Após esse período de formação espiritual, o Ir. Standford veio para os Camarões onde, de 2017 a 2022, concluiu a licenciatura em Enfermagem. Pertence à nossa comunidade de Yassa-Douala e foi destinado ao Centro de Boko-Douala.


No dia 21 de janeiro de 2023 reunimo-nos todos novamente no Centro de S. João de Deus de Boko para a inauguração do Centro. A cerimónia começou com a celebração eucarística, presidida por Mons. Joseph Valery Melone, Vigário Episcopal da Zone Wouri 10. Comentando a passagem do Evangelho do dia, Mc 3, 20-21, sobre os familiares de Jesus que “saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»”, Mons. Joseph Valery observou que o episódio demonstra que Jesus estava totalmente absorvido pelo seu dever de servir a humanidade. Do mesmo modo, todos nós, especialmente os servidores da hospitalidade, temos de seguir este Jesus que se dedicou incansavelmente ao serviço dos outros e deu a sua vida por nós. Todos nós – afirmou – temos de dar incansavelmente o nosso suor em prol da humanidade doente e sofredora.


Nesta inauguração esteve presente o Ir. Pascal Ahodegnon, Conselheiro Geral responsável pela Região África que, na sua mensagem, recordou que foi durante a sua visita canónica, em 2015, que emergiu a necessidade de se conseguir estruturas mais adequadas para oferecer serviços de saúde de qualidade, uma vez que o antigo centro se encontrava em mau estado. Encorajou todos os que prestam serviço no Centro de Boko a cuidar do lugar e também a levar a peito a nossa nobre missão de servir os doentes e os necessitados, pondo-os sempre em primeiro lugar na nossa agenda.


No seu discurso, o Ir. Paulinus Toh começou por recordar que o Centro de Boko é "um sonho que se tornou realidade". Este sonho, recordou, começou em 2011, quando o Ir. Bartholomew Kamara, então Provincial da Província de Santo Agostinho de África, autorizou o Ir. Raphael Teh, que era na altura Conselheiro Provincial, a iniciar a prestação de pequenos serviços em Douala, aguardando pela construção prevista da Comunidade e do Hospital, em Yassa. Desde então, os Irmãos Samuel Akoni, Blasius Kum, Robert Makaloy, Linus Wirkar e, agora, o Ir. Benard Benda estiveram à frente dos serviços da Ordem Hospitaleira em Boko.


Devemos notar que o Centro de Boko foi uma iniciativa totalmente autofinanciada, realizada com fundos angariados localmente, a partir da Missão na República dos Camarões. O impulsionador desta ideia foi o Ir. Bartholomew Kamara, então Superior Provincial, presente na cerimónia, que facilitou os processos necessários, conseguindo insuflar entusiasmo nos Irmãos para percorrer esta milha extra.


Também David Heyer do Hospitaalbroeder (em representação da Província da Europa Ocidental) e Anna Meyer, da Fundação Juan Ciudad, estiveram presentes nesta cerimónia. O Sr. David expressou em breves palavras o seu agradecimento pelos esforços locais que deram corpo a uma realidade tão maravilhosa e terminou referindo-se ao slogan da cerveja Kadji: "Foi preciso tempo" (Il ha fallu du temps) para tornar realidade uma obra tão gigantesca.


Por sua vez, o Diretor Clínico Distrital, Dr. Nogbe Guy, limitou-se a sublinhar que os Irmãos e os seus Colaboradores têm prestado serviços maravilhosos à população e incentivou-os a continuar a dar a sua assistência ao Governo na prestação de serviços de saúde à população de Boko. Afirmou que o Centro de São João de Deus de Boko é um centro de referência. Recordou aos Colaboradores e Irmãos que não basta dispor de uma estrutura maravilhosa, como a que vemos hoje, mas é também necessário oferecer incansavelmente cuidados de saúde de qualidade.


Por fim, o Ir. Benard Benda, Diretor do Centro, agradeceu a todos os presentes pelo grande evento e fez os melhores votos a quantos trabalham no Centro Boko.
 
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page