Celebração da profissão temporária

Teve lugar no dia 24 de setembro de 2022, às 9 horas, na capela do Noviciado Interprovincial de S. Ricardo Pampuri, na capital do Togo, Lomé, a celebração da profissão temporária de doze Irmãos noviços, de sete nacionalidades diferentes, que completaram os dois anos desta etapa da sua formação. Eis os países de proveniência: quatro são do Madagáscar, três do Malawi, e um, respetivamente, do Congo, do Gana, do Senegal, dos Camarões e do Togo. A capela estava apinhada de fiéis.


Entre os convidados que marcaram presença para os encorajar, apoiar e motivar encontravam-se quatro Superiores Provinciais, nomeadamente: Ir. Hugues ASSOU, da Província de S. Ricardo Pampuri; Ir. Paulinus TOH KISAM, da Província de S. Agostinho de África; Ir. Paul Marie TAUFANA, da Província de S. João Baptista de França; e o Ir. Donatus Forkan, da Província da Europa Ocidental.


A eles, ao lado do Mestre de Noviços e dos formadores, uniram-se muitos outros Irmãos – das comunidades de Afagnan (Togo), Tanguiéta (Benin), Asafo e Accra (Gana), e Mzuzu (Malawi) –, além de numerosos outros religiosos e religiosas de várias congregações presentes em Lomé e no Togo, convidados e cristãos, familiares e amigos dos neo-professos.


Presidiu à Eucaristia o Ir. Christian CLAVE, sacerdote da Ordem Hospitaleira da Província de França que acompanhou as neo-professos durante a sua preparação espiritual para a emissão dos votos, tendo com ele concelebrado vários outros sacerdotes, entre os quais o Ir. Hugues ASSOU, Superior Provincial da Província de S. Ricardo Pampuri e o Ir. Jacob KETCHEN, Mestre de Noviços.


Na sua homilia, o Ir. Christian recordou aos Irmãos o compromisso de vida que haviam aceitado, dizendo: "quando termina o Noviciado, é então que ele começa, pois é necessário cumprir diariamente as promessas feitas neste dia".


Durante a cerimónia, foi o Ir. Donatus FORKAN, Delegado do Superior Geral, Ir. Jesús ETAYO, quem recebeu a profissão dos doze noviços, acolhendo-os, saudando-os e entregando-lhes depois o escapulário, as Constituições e os Estatutos Gerais, como sinal de pertença à Ordem Hospitaleira de São João de Deus.


Foi uma bela celebração eucarística, calorosamente animada e refletindo a diversidade cultural dos Irmãos professos.


No final da celebração, ao meio-dia, o Ir. Dieu Merci, falando em nome dos neo-professos, fez o discurso de agradecimento. Depois, foi a vez de o Ir. Paul Marie, Superior Provincial da Província de França, lhes dirigir uma palavra de encorajamento. Por fim, o Ir. Dominique ADOKOU agradeceu a toda a assembleia, dando alguns avisos de ordem prática a serem seguidos ao sair da igreja.


Após a celebração, a comunidade formativa ofereceu uma refeição festiva em honra dos neo-professos e de todos os convidados que tinham vindo partilhar a alegria e felicidade destes jovens. Vale a pena registar de passagem a presença de uma estação privada de televisão, TV-2, que transmitiu em direto a celebração eucarística. Os neo-professos acolheram alegremente o pedido de entrevistas e responderam com entusiasmo às perguntas dos seus jornalistas. Foi numa atmosfera festiva que se prolongou até ao fim da tarde o dia 24 de setembro no Noviciado Interprovincial de S. Ricardo Pampuri no Togo.


Após esta etapa, os neo-professos continuarão a sua formação espiritual e religiosa na Casa de Formação dos Escolásticos, em Nairobi, frequentado um curso de dois anos no Colégio Universitário de Tangaza.

Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page