Situação na Ucrânia

Carta Circular do Superior Geral


Estimados Irmãos e Colaboradores,

 

Entro em contacto com todos vós para vos informar sobre a situação dos nossos Irmãos na Ucrânia, após o início da guerra e da invasão russa, que todos conhecem através dos meios de comunicação social.

 

Mantemo-nos em contacto permanente com o Superior Provincial da Polónia, Ir. Lukas Dmowsky, a cuja Província pertence a nossa comunidade de Drohobych (Ucrânia), formada por quatro Irmãos (Wawrzyniec, que é o Superior, Kazimierz, Jan Grande e Tomasz), que realizam uma boa missão de assistência e ajuda a mais de 240 pessoas carenciadas naquela cidade.

 

Ontem, dia 1 de março, o Ir. Joaquim Erra e eu tivemos a oportunidade de falar por videoconferência com o Superior Provincial da Polónia e com o Irmão Wawrzyniec, Superior da Comunidade de Drohobych, uma cidade situada no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polónia. Segundo o Ir. Wawrzyniec, os Irmãos estão bem e essa cidade não foi atingida pela guerra, nem houve quaisquer combates, até agora. No entanto, confirmou-nos que estão a chegar cada vez mais refugiados e pessoas que fogem da guerra, embora por enquanto essas pessoas estejam a receber assistência através dos serviços normais predispostos pela cidade ou pelos próprios meios das pessoas.

 

O Superior Provincial também nos informou que estão a chegar à Polónia muitas pessoas em fuga da guerra e os Irmãos estão a acolher muitas delas nas suas casas. Presumivelmente, irá aumentar o número de refugiados que necessitarão de ajuda, tanto na Polónia como em Drohobych.

 

Informou-nos que, neste momento, dispõem de meios suficientes para cuidar das pessoas que estão a receber. Nos próximos dias, porém, irão certamente necessitar de ajuda e, por isso, concordámos que o Superior Provincial (sempre em contacto com o Superior da comunidade de Drohobych) se manterá em contacto com a Cúria Geral, através do Departamento para as Missões e a Cooperação Internacional, cujo responsável é o Ir. Ángel López, de modo que, caso se torne necessário, seja dirigido a toda a Ordem um apelo no sentido de ela cooperar e ajudar os nossos irmãos na Ucrânia e na Polónia.

 

O Superior da comunidade de Drohobych, Ir. Wawrzyniec, disse-nos que a comunidade tem intenção de permanecer ao lado das pessoas às quais prestam normalmente assistência, também nestes momentos difíceis que o país está a atravessar. Este é um enorme gesto de generosidade e um testemunho de hospitalidade para toda a Ordem, coerente com a nossa vocação e a nossa missão que, em nome de toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus, quero agradecer a todos eles.

 

Gostaria também de agradecer ao Superior Provincial e a toda a Província da Polónia pelo apoio que estão a dar aos ucranianos e pela sua firme decisão de abrirem as suas casas aos refugiados que fogem da guerra. Obrigado a toda a Família de São João de Deus que, tenho a certeza, será mais uma vez generosa com os nossos Irmãos e, especialmente, com o povo da Ucrânia que está a sofrer pelos efeitos desta guerra.

 

Ao aproximarmo-nos do dia da Festa de São João de Deus, peço a todos que nos unamos em oração pelo povo da Ucrânia e pelos nossos Irmãos, pedindo ao Senhor que a paz chegue em breve a todos os povos que vivem em guerra, e que Ele possa cuidar especialmente das vítimas, dos mais pobres, dos mais doentes e dos mais fracos.

 

Unidos no Senhor e em São João de Deus, recebam um abraço fraterno e hospitaleiro.

 

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral 
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
Ingrandisci
Spaziatore
Spaziatore
Spaziatore
 
 
Spaziatore

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page