Unificação das Províncias espanholas
Irmão Amador Fernández estará à frente da nova Província
O Superior Geral da Ordem Hospitaleira, Ir. Jesús Etayo, nomeou o Ir. Amador Fernández Superior Provincial da recém-criada Província de São João de Deus de Espanha, que engloba as três atuais Províncias.
A nomeação teve lugar durante a Assembleia Provincial que a Ordem Hospitaleira de São João de Deus realizou em Granada, onde foi proclamada a instituição da Província de São João de Deus de Espanha.
Granada, 16 de março de 2021 – A nomeação do Ir. Amador Fernández para Superior Provincial teve lugar durante a Assembleia Provincial da Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OHSJD), realizada na Basílica de São João de Deus, em Granada, e que decorreu sob o lema "Avançar na Hospitalidade". Na mesma ocasião, foi também lido o Decreto de Constituição da Província de São João de Deus de Espanha.
Tomando a palavra, o Ir. Amador Fernández afirmou: "as minhas primeiras palavras, ao assumir este serviço na Ordem Hospitaleira em Espanha, são para recordar São João de Deus, cuja vida é um modelo de consagração para os Irmãos e inspira também a vocação à hospitalidade dos nossos Colaboradores".
Na sua intervenção, o Ir. Amador sublinhou que "esta nova tarefa faz de todos nós construtores de uma nova realidade que parte, porém, de uma história rica e de um presente cheio de dinamismo. Nada do que temos de melhor se deve perder", sublinhou, "estando a Ordem empenhada na tarefa de curar, cuidar e acompanhar os doentes e aqueles que sofrem pelas consequências sociais e económicas desta crise", causada pela pandemia de COVID-19.
No seu discurso de abertura da Assembleia, o Superior Geral da Ordem Hospitaleira, Ir. Jesús Etayo, evidenciou "aquilo que nos trouxe até aqui e o que verdadeiramente nos une e dá sentido a tudo o que fazemos: a hospitalidade, o serviço e a compaixão por todos os que sofrem"; a seguir, recordou de modo especial "aqueles que estão a sofrer devido à pandemia de coronavírus e às suas consequências, a todos os níveis". Destacando as palavras, o Ir. Etayo afirmou que, com a união na Província de São João de Deus de Espanha "somos chamados a continuar a crescer e a progredir".
O Superior Geral encara esta unificação como "uma oportunidade de agregar potencialidades para realizar o sonho de São João de Deus em toda a sua plenitude", através do comprometimento, com fé, audácia, esperança e confiança, e considera que "a hospitalidade é o conjunto de todo este projeto, sempre aberto à inovação de formas e modelos que respondam melhor às necessidades dos pobres e dos doentes".
Nesta mesma Assembleia, após a nomeação do Superior Provincial, na pessoa do Ir. Amador Fernández Fernández, foram também nomeados os seguintes seis Irmãos que integram o Conselho Provincial:
Ir. José Luis Fonseca Bravo – primeiro Conselheiro.
Ir. José Ramón Pérez Acosta – segundo Conselheiro.
Ir. Juan José Ávila Ortega – terceiro Conselheiro.
Ir. José Miguel Valdés Grande – quarto Conselheiro
Ir. Moisés Martín Boscá – quinto Conselheiro.
Ir. Benigno Ramos Rodríguez – sexto Conselheiro.
Nesta assembleia, além do Ir. Jesús Etayo, Superior Geral da OHSJD, que presidiu, estiveram presentes em Granada, entre outras individualidades, o Ir. Joaquim Erra, Conselheiro Geral para a área de animação na Europa; os Irmãos do Conselho Delegado: José Luis Fonseca, José Antonio Soria, Amador Fernández, José Miguel Valdés, Moisés Martin e Juan José Ávila; a Diretora da área económico-financeira e coordenadora do Conselho do Governo Provincial da Província de Aragão, Dolores Sáenz; o Diretor-geral dos Centros da Província Bética, Juan José Afonso; e a Diretora económico-financeira da Província de Castela, Iria Atienza.
Devido aos condicionamentos impostos do contexto sanitário da pandemia de COVID-19, a participação presencial no evento foi muito limitada, tendo a maioria dos Irmãos e Colaboradores da OHSJD participado e acompanhado a Assembleia por meios informáticos, à distância.
Perfil biográfico do Ir. Amador FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ
O Ir. Amador FERNÁNDEZ FERNÁNDEZ nasceu em Las Villas, Astúrias, em 1962. Fez a sua profissão temporária em 1982 e a profissão solene em 1989. É sacerdote. Licenciado em Teologia e formado em Técnicas de Administração, desempenhou vários cargos de animação como Conselheiro Provincial, Superior de Comunidade e Formador de Irmãos, tendo sido também responsável pela área da assistência espiritual e membro da Comissão de Ética da Província de Castela. Até à data, era Superior Provincial da Província de Castela.