XXV Dia Mundial da Vida Consagrada
Carta Circular do Superior Geral
Sede samaritanos em tempos de pandemia
2 de fevereiro de 2021
A todos os Irmãos e Comunidades da Ordem
Estimados Irmãos
No próximo 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, será celebrado o XXV Dia Mundial da Vida Consagrada. Devido à pandemia que o mundo está a viver, o Papa Francisco presidirá à Eucaristia na Basílica de São Pedro, em Roma, às 17.30 horas, cumprindo as medidas de segurança previstas e, por conseguinte, na presença de apenas um pequeno número de pessoas, embora a celebração seja transmitida ao vivo, em streaming, pela Televisão do Vaticano.
Nesta ocasião, desejo felicitar todos os Irmãos da Ordem e todas as pessoas consagradas que colaboram na nossa missão e fazem parte da nossa Família de São João de Deus. Esta data dá-nos a oportunidade de celebrar mais uma vez a nossa consagração religiosa e de agradecer a Deus pelo dom da consagração religiosa, segundo o espírito de São João de Deus, o nosso Fundador. Parabéns a todos os Irmãos que nesta data comemoram o seu aniversário de profissão religiosa.
Recentemente, foi-vos enviada uma carta da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, datada de 18 de janeiro de 2021, a qual felicitava todos os consagrados e consagradas pela vocação recebida do Senhor para o seu seguimento na vida religiosa e nos convidava a viver a nossa vocação com alegria e empenho, especialmente nestes tempos de pandemia. Recordo apenas algumas breves palavras dessa carta, ao mesmo tempo que vos convido a lê-la integralmente e a meditar sobre ela nestes dias:
“Na Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco convida-nos a atuar juntos, a reavivar em todos «uma aspiração mundial à fraternidade» (n. 8), a sonhar juntos (n. 9) a fim de que, «perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e de amizade social...» (n. 6). Então, no horizonte deste sonho deposto nas nossas mãos, confiado à nossa paixão, à nossa perseverança, o próximo dia 2 de fevereiro será, também neste ano, uma bela festa para louvar e agradecer ao Senhor pelo dom da nossa vocação e missão!”
Já desde algum tempo não escrevo sobre a pandemia que, passado um ano inteiro após o seu início, continua a assolar duramente o mundo e, portanto, também a Ordem. São já praticamente 100 milhões as pessoas infetadas e já morreram mais de 2,1 milhões. Entrámos já estamos na terceira vaga de contágios e a esperança que acalentamos neste momento são as vacinas, embora sejam necessários meses para que cheguem a toda a população. Unimo-nos ao Papa Francisco, na sua preocupação que ele tem vindo a manifestar insistentemente, para que as vacinas possam chegar a todas as pessoas, em todo o mundo, sem qualquer distinção.
A nível da Ordem, desde o início da pandemia até à data, 131 Irmãos foram infetados, e morreram dez religiosos. Quanto aos Colaboradores, só temos dados parciais, mas vários milhares foram infetados e três morreram. Quanto às pessoas com Covid-19 assistidas nos nossos Centros, são muitos milhares e, infelizmente, registam-se também numerosas mortes. É verdade que, em geral, a segunda e terceira vagas encontraram os nossos centros e, em geral, todos os hospitais, mais preparados, em todos os sentidos. Mas, apesar de tudo, o número de infeções e de mortes continua a crescer no mundo inteiro, segundo as notícias que nos chegam e que todos conhecem.
Os problemas continuam a aumentar também a nível social, económico e espiritual, causando muito sofrimento, solidão, incerteza…, e encontramos cada vez mais pessoas a enfrentar maiores necessidades, mesmo ao nível mais básico. Por isso, continua a ser necessário que nós, como Hospitaleiros, acompanhemos e estejamos junto das pessoas doentes e necessitadas, especialmente daquelas que estão mais próximas de nós. Lembrem-se, como tenho vindo a dizer desde o início da pandemia, que a nossa Ordem está em emergência carismática e, por isso, chegou para todos nós a hora da hospitalidade. Sejamos samaritanos para aqueles que se encontram "encalhados" no caminho da vida, porque eles são nossos irmãos e hoje, mais do que nunca, somos chamados a construir o sonho da fraternidade humana.
No que diz respeito à vida e à dinâmica do Governo Geral, continuamos a realizar a maior parte das nossas atividades recorrendo a meios informáticos, dadas as condições e o risco representado pela pandemia, que geralmente desencorajam as viagens, especialmente as intercontinentais. No entanto, realizamos reuniões mensais do Definitório Geral e muitas reuniões virtuais das Comissões e dos Grupos de trabalho, organizadas pela Cúria Geral. Estamos em permanente contacto virtual ou telefónico com os Superiores provinciais, e acompanhamos o decorrer das atividades programadas nas Regiões, normalmente através do Conselheiro Regional respetivo. Só ainda continuamos sem poder realizar as Visitas canónicas gerais e não prevemos que se possam realizar antes do próximo mês de setembro, esperando que então a pandemia o permita e a vacinação tenha atingido o nível necessário para as garantir. Por isso, e se houver alguma alteração, tanto nas datas como na programação, informar-vos-emos atempadamente.
Um facto importante que gostaria de salientar e do qual a maioria de vós está ao corrente foi a celebração da Assembleia Regional da América Latina e das Caraíbas, nos dias 25 e 26 de janeiro, durante a qual se concretizou a unificação das Províncias e Delegações de toda a Região numa única Província (incluindo o Brasil). Ficou assim constituída canonicamente a Província de São João de Deus da América Latina e das Caraíbas, cujo âmbito geográfico é toda a região, e foi nomeado o Definitório Provincial da mesma, tendo como Superior Provincial o Ir. Juan Carlos Tovar.
Dada a situação de pandemia, não foi possível realizar o encontro em Lima (Peru), onde se situa a Cúria Provincial, tendo-se optado por efetuá-la de forma parcialmente presencial em Bogotá (Colômbia). Um grupo de Irmãos e Colaboradores esteve presente na Clínica Nuestra Señora de la Paz, em Bogotá e muitos Irmãos e Colaboradores participaram virtualmente, por videoconferência.
Este é um acontecimento muito importante para toda a Ordem, tendo em vista especialmente a realidade do nosso Instituto e o seu futuro. Percorreu-se um longo caminho de discernimento, estudo e reflexão, de fraternidade e hospitalidade, sob a orientação do Espírito do Senhor, que se concluiu com a constituição da nova Província. Damos graças a Deus, que acompanhou certamente este caminho, e agradecemos a todos os Irmãos e Colaboradores que o tornaram possível.
A Assembleia representou o fim de uma etapa muito importante, mas ao mesmo tempo, marcou o início de uma nova meta igualmente fundamental: agora chega "a hora da verdade", de pôr em prática todo o trabalho realizado. Trata-se de uma oportunidade para a Ordem e, especificamente, para a Família de São João de Deus na América Latina e nas Caraíbas: continuar a dar vida à Hospitalidade da Ordem nesta Região, sendo fiéis àqueles que nos precederam nesta missão e respondendo ao que o Espírito do Senhor nos pede hoje. Convido toda a Família da Ordem a rezar por esta "nova criatura" que acaba de nascer, para que o Senhor, a Virgem de Guadalupe, São João de Deus, o Beato Olallo e os Beatos Mártires Hospitaleiros da Colômbia, a acompanhem e guiem sempre, especialmente nestes primeiros passos, e para que todos os Irmãos e Colaboradores possam viver com paixão, alegria, disponibilidade e a máxima dedicação esta nova etapa que se inicia para a Ordem na América Latina e nas Caraíbas.
A Assembleia para a unificação das Províncias de Espanha está agendada para o dia 16 de março deste ano. Devido à pandemia, ainda não sabemos como ela irá decorrer, mas, provavelmente, será também realizada de forma só parcialmente presencial.
Creio que, apesar das limitações provocadas especialmente pela pandemia, esta é uma bela forma de celebrar este ano o XXV Dia Mundial da Vida Consagrada, com a alegria do culminar de dois projetos que têm vindo a ser preparados há anos, sob a orientação do Espírito do Senhor. Que isto nos encoraje a todos a reforçar e renovar a nossa vocação na Festa da Apresentação de Jesus, na qual celebramos o Dia da Vida Consagrada, e que todos os irmãos de S. João de Deus, como já disse noutras ocasiões, iluminem o mundo com o testemunho da hospitalidade, como fez S. João de Deus!
Unidos no Senhor e em São João de Deus, recebam um abraço fraterno e hospitaleiro!
Ir. Jesús Etayo
Superior Geral