10 de junho

Beato Eustáquio Kugler

     

O Ir. Eustáquio Kugler nasceu no dia 15 de janeiro de 1867, último dos 6 filhos, na família de um ferrador de Neuhaus, perto de Nittenau, em Oberpfalz (Baviera), e foi batizado com o nome de José. Em Munique, aprendeu o ofício do ferreiro, mas em 1884, depois de ter sofrido um acidente caindo de um andaime, retornou à sua terra natal.


Em Reichenbach am Regen, o jovem, que se destacou por uma profunda religiosidade, entrou em contato com a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que estava então a organizar um Centro para deficientes naquele lugar. O jovem Eustáquio entrou na Ordem em 1893, fez a sua profissão temporária em 1895 e a solene em 1898. Depois de ter desempenhado diversos cargos em vários centros da Província da Baviera, em 1925 os Irmãos elegeram-no Superior Provincial, cargo que ocupou até à sua morte.


O Beato Eustáquio caracterizou-se por uma espiritualidade profunda e intensa, que lhe permitiu agir e governar a Província religiosa com sabedoria e prudência, apesar do difícil contexto do regime nazista que tentava desacreditar a Ordem Hospitaleira, e trabalhou com todo o empenho também na renovação da vida religiosa e em reconduzir os religiosos à observância da regra, especialmente com a força da caridade.


Depois de uma vida inteiramente dedicada ao serviço dos doentes, para o bem da Ordem e da Igreja, a 10 de junho de 1946 o Ir. Eustáquio partiu para o céu, com 79 anos de idade. Após a sua morte, bem cedo se manifestaram os favores e as graças recebidos por sua intercessão. Foi beatificado na Catedral de Regensburg no dia 4 de outubro de 2009.


Da Postulação Geral


https://www.youtube.com/watch?v=1wHUC_ZdTkc 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page