Novo projeto promovido por Hospitality Europe

O escritório europeu da Ordem Hospitaleira em Bruxelas – Hospitality Europe – recebeu com satisfação a comunicação de que a competente Agência do programa "Erasmus plus", da União Europeia, irá financiar uma outra proposta de projeto europeu apresentada pelo escritório, nos últimos meses, destinada à formação especializada dos profissionais de saúde e assistentes sociais que se ocupam da assistência a adultos vítimas de violência (pessoas com deficiência, pessoas com problemas de saúde mental, migrantes, etc.).

O novo projeto financiado terá por título "As vítimas de violência superam o medo e o isolamento através da educação de adultos" (em inglês, "VICTims of violence Overstep Reluctance and Isolation through Adult education" – em sigla: VICTORIA) e começará nos próximos meses, terminando no verão de 2021.

O objetivo geral deste projeto consiste em desenvolver um método eficaz para favorecer a retomada da formação escolar e profissional dos utentes das estruturas da Ordem Hospitaleira provenientes de contextos familiares ou sociais violentos e problemáticos. Por meio de propostas adequadas de capacitação e atividades ocupacionais – que tenham também em consideração os traumas e as repercussões psicológicas derivadas de situações de violência que afetaram tais pessoas ou que foram por elas presenciadas – os parceiros promoverão programas inovadores de formação para ajudar as vítimas a superarem a própria condição de alheamento dos outros, isolamento, medo dos outros e do futuro.

Além da formação especializada dos operadores, será dada especial atenção aos problemas psicológicos e sociais das vítimas, através do desenvolvimento de um protocolo europeu para promover a sua reintegração no mundo da formação escolar e do emprego.

O projeto será coordenado pela Fundação Juan Ciudad, de Madrid, e apoiado com um financiamento europeu de 150.000,00 €. Entre os centros participantes encontram-se o Centro São João de Deus, de Ciempozuelos (Espanha), o Instituto São João de Deus (Portugal), o Albergue Noturno Pampuri, de Brescia, e o centro da Província Romana, de Genzano (Itália), além do Escritório de Bruxelas Hospitality Europe. Serão igualmente realizados eventos a nível nacional e europeu para divulgar os resultados do projeto e envolver também outras estruturas assistenciais e clínicas nas Províncias europeias da Ordem e das Irmãs Hospitaleiras.


O projeto VICTORIA é financiado com o apoio da Comissão Europeia.

O autor é o único responsável por esta publicação e a Comissão rejeita qualquer responsabilidade quanto ao uso que possa ser feito das informações nela contidas.

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page