Isabel Tortajada

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Espanha

Isabel Tortajada

 

Chegar à Ordem de S. João de Deus significou na minha vida a possibilidade de experimentar diariamente, no dia-a-dia, os gestos quotidianos, com os gestos de cada dia e com mais intensidade, a hospitalidade. Este valor foi importante na minha vida desde a infância: os meus pais transmitiram-nos e fizeram-nos vivenciar a ideia de que a nossa casa era um lar sempre aberto.

Com o tempo, um dos meus compromissos solidários de vida e com esta sociedade foi o acolhimento incondicional a menores que perderam a família de vez ou temporariamente e decidi recebê-los em minha casa, por um período de tempo limitado. Depois, vim trabalhar para o Centro de S. João de Deus, onde encontrei o valor da hospitalidade vivido e experimentado em palavras e factos.

Para mim, a hospitalidade é uma construção diária no sentido de ir para além de mim mesma, de me interessar pelo outro, de ter em mente que a realidade do outro me importa. E permite-me tentar viver a coerência entre o que penso, o que sinto, e como atuo.

Considero que o conteúdo que demos às nossas vidas é importante para vivermos todos os dias com coragem e força. Para mim, o encontro com a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, onde a hospitalidade é mais do que um grande valor, pois é a sua missão, permite-me caminhar com conteúdos, com um horizonte, rumo ao equilíbrio entre as diferentes facetas da minha vida e dá-me o apoio e a força interior necessários para me colocar em movimento no sentido do compromisso pelos outros, e com os outros. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page