São Bento Menni

A Hospitalidade com o coração de Deus

   

O dia 24 de abril não é apenas defesta litúrgica para toda a grande Família de São João de Deus. Hoje, a Igrejaapresenta ao mundo um santo que nos é familiar, porque é "um dosnossos", um nosso Irmão que fez da vida um dom para os pobres, os doentese os marginalizados. O Ir. Bento Menni, com a sua vida inteiramente dedicada aoserviço do Reino de Deus, alcançou os altos picos de santidade, colocando-seentre os santos mais "famosos" da caridade do século passado. Com a suafama de caridade e santidade mereceu ocupar um lugar entre os pináculos dacatedral de Milão.

O Irmão Bento, que se chamava AngeloErcole, nasceu em Milão, no dia 11 de março de 1841. Tendo entrado para a OrdemHospitaleira, em 1860, depois de ter recebido uma sólida formação humana eespiritual, foi destinado pelos seus Superiores a refundar a Ordem na Espanha. Nocumprimento dessa missão, ele não se limitou a levar a cabo apenas o mandato quelhe fora confiado: o Espírito Santo inspirou-o a fundar um Instituto Religioso Feminino,o das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, para que se dedicasse a prestarcuidados e assistência a mulheres doentes. Em 1911 foi nomeado pela Santa Sé SuperiorGeral da Ordem. Morreu em Dinan, na França, a 14 de abril de 1914.

A obra de São Bento Menni perduraainda hoje, pois a sua presença profética e carismática permanece nas duasfamílias religiosas, das quais, foi, respetivamente Superior Geral e Fundador.

Os santos nunca estão fora de moda.As suas vidas, as suas escolhas, o seu pensamento estão sempre à altura dostempos, porque são vida e pensamento do Espírito: são um dom de Deus para todaa Humanidade.

Apesar das fadigas, dos sofrimentose das incompreensões que sofreu durante a sua vida, S. Bento Menni nunca desanimou;o seu caráter determinado e a sua fé firme e inabalável levaram-no, em obediênciaà vontade do Espírito, a criar novas realidades assistenciais. Certas intuiçõessó podem brotar de um coração totalmente apaixonado por Deus e pelos irmãos.

São Bento Menni recorda-nos quetudo parte do centro: do Coração de Jesus. Precisamente por isso, quis que a Congregaçãopor ele fundada se chamasse Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesuse recomendava-lhes esta jaculatória simples: Meu Jesus de mim desconfio, emteu Coração confio e me abandono. Não se tratavaapenas de uma espiritualidade devocional ao Sagrado Coração: era uma fonteinspiradora para criar obras nas quais a pessoa doente e frágil pudesse experimentar“o amor verdadeiro" – o amor divino, e não apenas o amor humano.

A sua fama de santidade, viva nomeio de nós, transmite-nos ainda hoje esse perfume e entusiasmo para continuarmos,com vitalidade e paixão, a transmitir o verdadeiro dom da hospitalidade: um domque é sempre criativo, propositivo e gerador de vida nova no Espírito em favor daspessoas doentes, pobres e marginalizadas do nosso tempo.

O Ir. Bento Menni foi beatificadopor São João Paulo II, no dia 23 de junho de 1985, e canonizado pelo mesmo SumoPontífice, a 21 de novembro de 1999.

Postulação Geral



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli