Noviciado Europeu em Brescia (Itália)

 

No passado dia 30 de novembro, sábado, Festa de SantoAndré, teve lugar em Brescia (Itália) a inauguração do Noviciado Europeu dosIrmãos de S. João de Deus. Participaram na cerimónia Irmãos das váriascomunidades da Província Lombardo-Véneta e alguns colaboradores e voluntáriosdos centros da Ordem nesta cidade italiana.

O projeto do Noviciado europeu lançou as suas bases emabril de 2016, realizando juntos esta etapa importante para a formação daquelesque sentiram a vocação para se tornarem Irmãos de S. João de Deus.

O noviciado é uma fase fundamental na qual os noviçosvivem a experiência do encontro pessoal com Deus, discernem, esclarecem eaprofundam a vocação do Senhor para poderem, de forma livre e consciente, tomara própria decisão de seguirem a Cristo na Ordem Hospitaleira.

A cidade de Brescia foi o local escolhido para sede doNoviciado porque tem uma longa tradição devido à presença de outrascongregações e dispõe de diversas ofertas de formação. Nesta mesma cidade, aProvíncia da Ordem Lombardo-Véneta possui um Instituto de investigação e de assistênciaa pessoas com problemas de saúde mental e um centro de acolhimento de pessoassem-abrigo e imigrantes. Estes dois projetos ajudarão os noviços a desenvolveremali a sua experiência de hospitalidade.

A título de curiosidade, diga-se que se decidiu dedicar oNoviciado a S. Riccardo Pampuri porque ele realizou o seu noviciado em Bresciae, segundo algumas testemunhas ouvidas diretamente, exerceu a sua profissão dedentista precisamente na casa que se tornou hoje sede do Noviciado europeu.

O Noviciado europeu dos Irmãos Hospitaleiros de S. Joãode Deus está também presente nas redes sociais, com uma sua página oficial no Facebook.A comunidade de formação inclui a Internet e, em particular, as redes sociaiscomo espaço de diálogo para dar a conhecer o trabalho realizado.

Peçamos a S. Riccardo Pampuri, do qual celebramos esteano o jubileu, e ao nosso Fundador, São João de Deus, exemplos dehospitalidade, que intercedam por esse novo projeto formativo da Ordem.



 

Copyright © 2020 Fatebenefratelli