Hospitality Europe

   

Realizou-se de 25 a 27 de abril, em Bruxelas, a visitaao escritório Hospitality Europe e às instituiçõeseuropeias por parte de uma delegação da Ordem Hospitaleira de São João de Deus edas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

Estiveram presentes em Bruxelas todos os membros da associação“Hospitality Europe aisbl" acompanhados pelos Irmãos Moisés Martín Boscae André Sene e pelo senhor Klaus Mutschlechner.

O dia 25 de abril foi dedicado a visitar as instituiçõesda União Europeia e, nomeadamente, o Parlamento Europeu, onde os participantespuderam entrar quer no grande auditório das sessões plenárias (onde decorria umaconferência de alto nível sobre a digitalização da Europa) quer nas salas em quese realizam os trabalhos das comissões parlamentares. Foi aí que o Dr. CarloGalasso explicou as funções legislativas e as decisões do Parlamento Europeu eos mecanismos de redução e redistribuição de lugares que serão adotados nopróximo ano como consequência da saída da Grã-Bretanha da União Europeia (Brexit).Depois disso, a delegação deslocou-se para a "Área Schuman", o bairroeuropeu de Bruxelas onde funcionam a Comissão Europeia, o Conselho de Ministrosda UE e o Conselho Europeu.

No dia 26, na sede do escritório europeu, situado na RueGuimard, teve lugar a assembleia-geral da associação Hospitality Europe.Durante os trabalhos, coordenados pelo seu presidente, o Ir. Rudolf Knopp, foramtomadas algumas decisões importantes, entre as quais a alteração dos estatutos daassociação (cujos critérios de adesão estão agora alinhados com os novos regulamentosdos órgãos europeus da Ordem) e a avaliação de um protocolo para orientar as provínciasna apresentação de propostas para novos projetos comunitários. Esse protocolo seráapresentado e debatido nas próximas reuniões da Comissão Europa e dos representantesdas províncias.

De tarde, a delegação foi acolhida na sede da COMECE (Comissãodas Conferências Episcopais dos países da UE), onde recebeu cumprimentos do secretário-geral,P. Olivier Poquillon da Ordem dos Dominicanos, e foi informada sobre os objetivos e as atividades desteorganismo da Igreja junto das instituições da UE no âmbito do diálogo entre a UniãoEuropeia e as igrejas, comunidades religiosas ou associações, conforme previstono art.º. 17 do Tratado de Lisboa.

Antes da partida, na manhã de sexta-feira, 27 de abril,a delegação realizou uma breve visita ao centro histórico de Bruxelas.

Esta experiência foi muito positiva e enriquecedora paratodos os participantes e constituiu um momento de reflexão importante sobre o trabalhorealizado nos últimos anos pelo escritório Hospitality Europe e sobre aspossibilidades de o tornar ainda mais relevante e eficaz.

 

 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli