Elvis Do Rosario

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Irmão

Timor-Leste

Elvis Do Rosario

 

Quando os irmãos de São João de Deus vieram para Timor-Leste e para Laclubar, uma aldeia remota de montanha, trouxeram a este país uma nova forma de hospitalidade. Essa experiência de hospitalidade de João de Deus tem sido muito importante e significativa para o povo timorense. Em primeiro lugar, vimos como a dedicação à hospitalidade unia os dois primeiros Irmãos que vieram e começaram a trabalhar no nosso país – os Irmãos Vítor e José António.

Eles começaram com simplicidade e poucos recursos. Mas aplicaram-se sempre para continuar a missão de Jesus de curar os pobres e os doentes à maneira de São João de Deus. Nas visitas que realizavam às famílias e aldeias da região de Laclubar descobriam as necessidades reais das pessoas. Uma necessidade urgente à qual eles responderam foi através de um serviço de internamento para pessoas com tuberculose. Os Irmãos identificaram também as famílias com algum membro que tinha uma doença mental. Eles visitaram, aconselharam e ajudaram as famílias. Por fim, construíram um outro centro para prestar assistência a essas pessoas mentalmente doentes, em regime de internamento, quando isso é exigido como parte do seu tratamento.

Senti-me atraído pelo espírito e pelo trabalho dos Irmãos e dos seus colaboradores e decidi unir-me à Ordem. Quando fiz o meu noviciado, no Brasil, pude constatar que, mesmo em culturas e tradições muito diferentes, a hospitalidade tem sempre o mesmo objetivo: promover a dignidade e o valor de cada ser humano como filho de Deus, feito à sua imagem e semelhança. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page