Claudia Elena Vanegas Bejarano

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Colombia

Claudia Elena Vanegas Bejarano

 

Em abril de 1990, cheguei à Casa de Saúde de S. Rafael, em Bogotá, para trabalhar como enfermeira, durante um ano . Nesta instituição comecei a conhecer a vida e a obra de S. João de Deus e, por várias razões, senti-me identificada com ele. Todos os dias, o meu trabalho estava centrado na assistência a idosos e a pessoas com insuficiência renal crónica: neste contexto, conheci tantas histórias de vida que me sensibilizaram ainda mais para a dor da pessoa que sofre.

O ensino esteve sempre latente no meu projeto de vida e, no final desse ano de trabalho, iniciei esta experiência na Escola de S. Rafael, em Bogotá. Tive a sorte de ensinar a cerca de 300 alunos, sendo esta experiência também uma oportunidade de grandes aprendizagens, com desafios e experiências enriquecedores, e uma ocasião para conhecer pessoas que me ensinaram e me orientaram.

Logo à partida, em maio de 1994, foi-me dada a oportunidade de criar a Escola para Auxiliares de Enfermagem San Rafael de La Ceja-Antioquia. A minha vocação como enfermeira e professora ficou reforçada e, ao mesmo tempo, o carisma de S. João de Deus também foi penetrando na minha alma, no meu coração, no meu ser, como pessoa pertencente a uma família, a uma comunidade, a uma instituição.

Passei vinte anos nesta escola que me encorajou a continuar a crescer como pessoa e a prosseguir assim na formação dos jovens para que dediquem as suas vidas ao serviço da pessoa doente. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page