Mª Jose Sánchez Castilla

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Espanha

Maria José

Sánchez Castilla

 

Gostaria de partilhar convosco um pouco da minha experiência profissional hospitaleira que tenho vindo a desenvolver durante mais de 14 anos no Hospital de S. João de Deus, de Sevilha. Escrevo este testemunho com um sentimento de amor e gratidão ao Senhor pela vida que me foi dada.

Sou enfermeira na unidade de cuidados paliativos. Devo esta minha profissão a um meu vizinho, que acompanhei durante uma noite inteira na agonia da sua esposa. Eles não tinham família e, dentro de mim, algo me dizia que não podia deixá-los sós, porque tinham sido pessoas importantes na vida da minha família. Foi então que decidi estudar Enfermagem.

O meu estágio realizou-se neste centro, onde tive o prazer de ter como tutora e, posteriormente, como companheira, a Ir.ª Pilar Fernández (Carmelita missionária), que foi uma referência na minha aprendizagem. Marcou-me a sua atitude tão próxima e simples junto dos doentes e seus familiares.

Ela não me ensinou técnicas, mas ensinou-me um dos valores mais importantes para esta profissão: "Assistir e estar junto do doente e da sua família com as palavras e os gestos de Jesus". É este, para mim, o significado de ser profeta da hospitalidade. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page