Sisters of the Destitute

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Irmãs dos Indigentes

Alemanha

Sisters of the Destitute

 

“Adidhi Devo Bhava”

“Exercei a hospitalidade uns com os outros, sem queixas. Como bons administradores das várias graças de Deus, cada um de vós ponha ao serviço dos outros o dom que recebeu.” (1pe 4, 9-10).

 Aconteceu no dia 3 de julho, festa de S. Tomé, um dia muito importante para nós, Irmãs indianas.

Após a Eucaristia – numa tarde cheia de sol – o Superior dos Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus, em Ratisbona (Regensburg), na Alemanha, convida-nos para um lanche no jardim dos Irmãos. Ficámos muito felizes com o convite, porque era a festa onomástica do Irmão Tomé e, ao mesmo tempo, a festa do Santo padroeiro do nosso rito siro-malabar. Assim, nós, as Irmãs da Índia que trabalham no Hospital de Ratisbona, juntámo-nos aos Irmãos de S. João de Deus para celebrar juntos, com espontaneidade, uma festa ao ar livre, no jardim. Todos pudemos desfrutar de uma atmosfera serena e calorosa. Para nós, Irmãs, foi como se estivéssemos e nos sentíssemos em nossa casa. Éramos como uma família que reza, partilha uma refeição, brinca e ri em comum.

Essa tarde exprime muito bem o conceito de hospitalidade que se cultiva na Ordem de S. João de Deus. Também na cultura e tradição indianas se dá grande importância ao conceito de hospitalidade. Quando acolhemos um hóspede estamos conscientes de que Deus está presente no convidado. Existe um provérbio indiano – Adidhi Devo Bhava – que significa, de facto: “Recebo o hóspede como se encontrasse a Deus”. Por outras palavras: Estou aqui para si, estamos aqui para si. É exatamente este conceito que caracteriza, como quarto voto, como voto de hospitalidade, o estilo de vida dos Irmãos de S. João de Deus.

Nós pudemos confirmar esta ideia durante na tarde da festa de S. Tomé... e em inúmeras outras ocasiões. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page