Severin Agossou
365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE |
||
|
|
|
Irmão |
Africa |
Severin Agossou |
Sou o Ir. Séverin AGOSSOU e nasci no dia 27 de novembro de 1972, em Djougou (República do Benim). Frequentei a escola até ao terceiro ano e depois aprendi a profissão de soldador de chapa de metal. Mais tarde, entrei para o Mosteiro de Kokoubou (Benim), em 1995. Emiti os votos temporários, por 3 três anos, em 15 de agosto de 1999.
Em 1996, sofria de verrugas plantares e fui a Afagnan para ser operado: a operação foi feita pelo Ir. Florent. Um ano depois houve uma reincidência da doença e, em 1997, fui novamente operado, desta vez em Tanguieta. Foi este o ponto de partida da minha vocação hospitaleira.
Depois da operação, enquanto permaneci internado na Casa de Saúde de Tanguieta, estive muito mal e passei noites inteiras em branco, sem conseguir dormir. Ao meu redor, ouvia o choro e a angústia de tantos outros doentes que sofriam e também não conseguiam dormir: esta experiência fez-me mergulhar no mundo de sofrimento. Foi então que formulei uma série de perguntas: porque é que a doença se torna atroz, de noite? Porque é que a noite é tão longa? Interminável?
A partir daí, o mundo do sofrimento tornou-se a minha paixão. Senti-me atraído por esse mundo a fim de o compreender e poder aliviar o sofrimento dos membros do Corpo de Cristo em sofrimento. Porque eu tinha-O descoberto no sofrimento. Aliviar o sofrimento dos doentes é uma tarefa nobre. Eu fiz a experiência do despojamento e da pequenez de Cristo no sofrimento.
De regresso ao convento, não conseguia desligar-me do mundo do sofrimento: ele ocupava todo o meu pensamento, todos os dias. Partilhei essa experiência com o meu confessor e o meu superior aconselhou-me a fazer um estágio junto dos Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus.
Fiz então um pedido aos Irmãos de Tanguiéta para fazer um estágio de três meses. O pedido foi aceite e comecei o estágio em março de 2002. Esse estágio confirmou o meu grande desejo de me colocar ao serviço dos membros sofredores do Corpo de Cristo.
Foi então que pedi para ser admitido na Ordem Hospitaleira dos Irmãos de São João de Deus. Iniciei o postulantado em 28 de agosto de 2003 e o noviciado no dia 15 de agosto de 2004. A profissão temporária teve lugar no dia 14 de agosto de 2006.
Após a profissão temporária, fui para Tanguiéta a fim de pôr a funcionar o laboratório de fitoterapia, e prosseguir a minha formação profissional, tendo em vista o bem dos doentes.
Desde 15 de outubro de 2012, frequentei durante três anos a Escola Superior e Enfermagem, do estado de Afagnan, para enfermeiros auxiliares