Sebastian Ju

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Irmão

China

Sebastian Ju

 

Em 2000, foi contratado pelos Irmãos de São João de Deus para trabalhar no seu Centro de S. Bento Menni, em Gwangju, na Coreia do Sul, para pessoas que sofrem de Alzheimer. O meu novo trabalho permitiu-me observar a vida dos Irmãos através da qual eles procuram imitar as atitudes e o modo de ser de São João de Deus e tratar todos aqueles que encontram como se fossem seus irmãos ou irmãs.

Como resultado disso, decidi dedicar a minha vida ao serviço do meu próximo em necessidade, como Irmão de S. João de Deus. Depois de ter feito a minha profissão solene, fui enviado para a China. Cheguei a este país um pouco receoso de assumir o desafio que estava à minha frente. Contudo, pus tudo nas mãos de Deus e, na realidade, tornei-me um pouco mais corajoso acerca do futuro. O trabalho na China era semelhante ao tipo de trabalho que desenvolvia na Coreia do Sul, com pessoas portadoras da doença de Alzheimer. Não é um trabalho fácil, mas ensina o verdadeiro significado da hospitalidade.

Muitas vezes, os doentes não se recordam do que viveram quando eram novos e, frequentemente, comportam-se como crianças ingénuas e inocentes. Praticando formas de hospitalidade básica, como dar banho e fazer massagens às pessoas idosas ao nosso cuidado, faz-me sentir feliz e ajuda-me a esquecer as minhas fadigas. Agora, sinto que o lugar onde trabalho e vivo é o lugar certo para mim. Estou muito grato aos doentes idosos que me permitem manifestar diariamente os valores de hospitalidade da Ordem – qualidade, respeito, responsabilidade e espiritualidade – que são universalmente valorizados. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page