Dia do Discernimento Espiritual e Preparação
Setenta e oito religiosos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus encontram-se reunidos em Roma, de 14 de janeiro a 5 de fevereiro de 2019, para celebrarem o seu LXIX Capítulo Geral: este será um tempo de oração, discernimento e reflexão, "para conhecermos o que o Espírito Santo quer de nós".
O Capítulo Geral é um evento que se realiza de seis em seis anos, reunindo religiosos que representam o conjunto das Províncias da Ordem Hospitaleira, presente em 54 países, com cerca de 1.000 Irmãos e 60.000 Colaboradores, ao serviço de mais de um milhão de pessoas em situação de fragilidade. Ao longo de 4 semanas, esta assembleia fará o ponto da situação relativamente ao último mandato do Superior Geral e do seu Conselho, e irá elaborar o plano de ação para os próximos seis anos, devendo também eleger o novo Superior Geral e o seu Conselho para esse mandato.
Para assinalar a importância de viver este Capítulo como um verdadeiro tempo de exercícios espirituais, os membros do Capítulo começaram por realizar uma jornada de recolhimento, no dia 14 de janeiro, antes da abertura oficial dos trabalhos, no dia seguinte. "Queremos que este Capítulo seja verdadeiramente um tempo de exercícios espirituais", disse o Ir. Jesús Etayo, atual Superior Geral. Introduzindo o Capítulo, que será dinamizado pelo padre jesuíta John Dardis, o Ir. Jesús insistiu em "que este Capítulo Geral seja, acima de tudo, um evento espiritual em que desejamos reservar ao Espírito Santo o papel de protagonista". "É ele o grande ator deste Capítulo, que não deve ser um simpósio qualquer, uma conferência de empresa, ou de um grupo que se reúne para elaborar apenas um programa estratégico. O objetivo deste Capítulo consiste em torná-lo num tempo de escuta do Espírito Santo. Tenhamos a capacidade e a força para nos colocarmos à sua escuta, para discernirmos o que ele quer de nós".
Provenientes do mundo inteiro, os Irmãos Hospitaleiros de S. João de Deus realizarão o seu trabalho quer em sessão plenária quer em grupos linguísticos, para decidir como "construir o futuro da Hospitalidade" no âmbito da Ordem Hospitaleira, expressão que é o lema e tema dos trabalhos deste Capítulo Geral.