Páscoa 2017

Carta Circular do Superior Geral

 

Eles voltaram para Jerusalém

A todos os Irmãos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira de S. João de Deus


Quase a entrar na Semana Santa e aproximando-se a Páscoa, quero enviar a toda a Família de São João de Deus e aos seus familiares, bem como às pessoas assistidas nos centros da Ordem, a minha saudação pascal, com votos de que o Senhor ressuscitado encha todos de esperança e de vida. Uma feliz Páscoa para todos!

A experiência do encontro com Cristo ressuscitado muda a vida, enche-a de significado, esperança e força. Perante tantas situações de desalento, de cansaço, de absoluta falta de sentido, em casos de desespero e até de depressão, quando se desiste por completo, dando um murro na mesa, porque todos os esforços são inúteis, Cristo ressuscitado permite-nos superar tudo isso e muito mais porque, com a sua ressurreição, Ele superou tudo, mesmo o pecado, o sofrimento e a morte.

Neste contexto, gostaria de me referir à experiência vivida pelos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Firmes e convictos seguidores de Jesus, sentem a maior das deceções com a morte do Mestre. Nada os conforta. Tinha sido um belo sonho, mas apenas um sonho. Tudo acabara. E decidiram voltar para casa, regressar a Emaús, às suas origens, antes de conhecerem Jesus.

A descrição evangélica é admirável. Nesse regresso ao que sempre fora “habitual, sem esperança," é o próprio ressuscitado quem vai ao seu encontro. Estavam tão cegos e desencantados que até tiveram dificuldade em reconhecê-lo. O Mestre, com a sua excecional pedagogia, foi lentamente ajudando-os a abandonar o desânimo e a comunicar com Ele: Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? Os seus olhos abriram-se definitivamente e reconheceram-no quando benzeu e partiu o pão. Nesse momento, tudo mudou: era verdade, ele estava vivo, ele tinha ressuscitado. E levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém. Regressaram ao lugar onde estava a vida nova, onde havia esperança e luz. Além disso, tiveram a surpresa de encontrar os restantes discípulos que, de diversas maneiras e com diferentes experiências, também tinham encontrado o Cristo ressuscitado. E partilharam com eles a sua experiência, contando-lhes o que lhes tinha acontecido e como Jesus se lhes dera a conhecer ao partir o pão.

Baseando-me neste texto, gostaria de salientar que quando eles chegaram a Emaús já era tarde e os discípulos tiveram o gesto de hospitalidade de pedir àquele companheiro de viagem, que eles ainda não tinham identificado, que ficasse com eles, em sua casa, para comer, passar a noite e prosseguir a viagem no dia seguinte. Esse gesto de hospitalidade permitiu que, durante o jantar, eles compreendessem tudo e descobrissem a presença de Cristo ressuscitado junto deles. A hospitalidade é fonte de vida. Embora desanimados, aquele gesto de hospitalidade mudou-lhes a vida. Voltou a alegria. Verdadeiramente, o Senhor ressuscitou!

No mundo de hoje, até mesmo na Igreja e na nossa própria Família Hospitaleira de S. João de Deus, encontramos frequentemente muitas pessoas cansadas, dececionadas, desiludidas, deprimidas, pessoas que já desistiram ou estão prestes a dar um murro na mesa. Não lhes faltam certamente razões, olhando para a realidade do mundo em que vivemos: pobreza, sofrimento, guerras e terrorismo, corrupção e desemprego, e muitas outras situações que têm rostos de pessoas reais. Perante tais cenários, também nós somos tentados a voltar para a nossa Emaús particular, para o nosso abrigo sem esperança. Parece que não vale a pena continuar a lutar, foi tudo um sonho, isto não tem futuro!

No entanto, a experiência dos discípulos de Emaús é um chamamento para que todos abram os olhos do coração, para descobrir o Senhor ressuscitado, a única pessoa que nos pode libertar de todas as tentações referidas e a única capaz de nos restituir permanentemente a esperança e a confiança na vida e no futuro.

A hospitalidade é um caminho privilegiado para nos encontrarmos com o Senhor ressuscitado. Assim como permitiu que os discípulos, desiludidos, O reconhecessem, do mesmo modo acontecerá connosco. Podemos descobri-lo em cada gesto de hospitalidade com as pessoas, especialmente os doentes e necessitados. Foi essa também a experiência de São João de Deus e a de muitos dos seus seguidores. Recentemente, estive nos nossos centros da Libéria e da Serra Leoa, países que foram atingidos pela epidemia de ébola em 2014. Pude visitar os túmulos dos nossos irmãos e dos membros da nossa Família Hospitaleira que deram a vida naquelas circunstâncias. Sem dúvida, os seus gestos de entrega e hospitalidade foram fonte de vida e esperança para eles próprios e também para todos nós, bem como para muitas pessoas naqueles lugares que lentamente veem ressurgir os centros de assistência ao serviço da vida daqueles povos.

Neste tempo pascal, convido-vos a todos a ousardes voltar para Jerusalém, lugar de encontro com os outros discípulos, Irmãos e membros da nossa Família, para narrar e testemunhar a nossa experiência do encontro com Cristo ressuscitado, para cantarmos com alegria o Aleluia da Páscoa! Ressuscitou verdadeiramente! Não nos deixemos mais vencer pelo desânimo, apostemos com esperança e audácia em retornar à nossa Jerusalém particular, para continuarmos a praticar a hospitalidade de S. João de Deus, expressão genuína da vida que Cristo ressuscitado nos traz.

Por parte do Governo Geral e de toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus da Cúria Geral, os melhores votos de uma feliz Páscoa DA RESSURREIÇÃO!

 

Ir. Jesus Etayo

Superior Geral 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page