José Luis Argudo Lara

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaborador

Espanha

José Luis

Argudo Lara

 

A relação da pessoa humana com o mundo que o rodeia é determinada, sem dúvida, pelos valores que ela adquire ao longo de toda a sua vida.

Alguns valores correspondem ao contexto cultural, outros vão sendo incorporados com experiências pessoais: uns são coerentes com a personalidade do indivíduo e muitos outros são o reflexo da educação recebida e do exemplo das pessoas mais próximas e queridas.

Com o tempo, tomei consciência de que a maneira em que os meus pais agiam e cuidavam dos meus avós, da minha irmã, de mim próprio, bem como dos amigos, conhecidos e desconhecidos, correspondia à aplicação prática do valor da hospitalidade como filosofia de vida.

Inconscientemente, esse modo de ser e agir passou a fazer parte de mim, tornando-me a pessoa que sou hoje, o que provoca em mim um sentimento de imensa gratidão por eles me terem transmitido esse precioso legado. Ao mesmo tempo, acarreta para mim a grande responsabilidade de seguir os seus passos e transmitir também eu esse valor aos meus filhos e às pessoas próximas de mim.

A hospitalidade encontra-se nas pequenas ações de todos os dias – numa saudação, num sorriso, numa carícia ou sinal de simpatia manifestado a alguém que sofre – e isto aplica-se em termos pessoais, mas sobretudo profissionais, no caso de quem, como nós, temos a sorte de poder ajudar as pessoas carentes e vulneráveis. A hospitalidade humaniza o ser humana e dignifica a pessoa, tornando-nos uma fonte de contágio que nos leva a desfrutar do melhor que a vida nos oferece. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page