Alfred Steininger

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaborador

Áustria

Alfred Steininger

 

Como professor do Curso de Enfermagem na Escola Superior para as profissões clínicas dos Irmãos de São João de Deus, de Viena, tenho também a tarefa de orientar, no âmbito da formação prática, estágios com alunos em diferentes departamentos do hospital. Durante esses estágios, verificam-se muitas vezes encontros comovedores com doentes e as suas famílias.

Uma vez, dois alunos ficaram com a tarefa de cuidar da higiene de um doente idoso, imobilizado. Pouco antes, a este doente tinha sido diagnosticado uma grave insuficiência cardíaca. Devido à idade avançada e segundo o parecer da Comissão de Bioética, foi decidido, de acordo com os seus familiares, suspender o tratamento. Durante a toilete da manhã, o doente manifestou o desejo de sair mais uma vez até ao jardim do hospital. Então, os dois estagiários, com o consentimento dos médicos e enfermeiros, organizaram-se espontaneamente para levarem esse doente até ao jardim. Escolheu-se um horário que permitisse também à filha do doente acompanhá-lo. Quando o pequeno grupo chegou ao destino, no jardim inundado de sol, durante cinco minutos houve apenas silêncio, um silêncio denso e profundo. Ninguém disse uma palavra. Depois de regressarem ao setor, pai e filha choraram incessantemente e não paravam de agradecer a todos por esta incrível oportunidade.

No encontro de reflexão que tive posteriormente com os dois estudantes, ambos sublinharam como é importante para um profissional de saúde combinar o profissionalismo com a atenção humana, a cordialidade e a espontaneidade. Ambos os estudantes disseram ter escolhido por esta razão a Escola Superior dos Irmãos de S. João de Deus para os seus estudos de Enfermagem.   

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page