Teresa Urbaniak

 

365 TESTEMUNHOS DE HOSPITALIDADE

Colaboradora

Polónia

Teresa Urbaniak

 

Todos os anos vou a pé em peregrinação até Czestochowa. Ao longo do percurso, desde há alguns anos, observo um enfermeiro, um Irmão de S. João de Deus, que possui uma qualidade incrível: está sempre no lugar certo à hora certa, ou seja, aparece sempre nos pontos onde há necessidade de ajudar os peregrinos, 24 horas sobre 24, prestando-lhes assistência médica, auxiliando-os e apoiando-os em todos os tipos de necessidades.

O seu exemplo tem servido de motivação para muitas pessoas, e, muitas vezes, perguntava a mim mesma onde é que ele ia buscar aquele entusiasmo e aquela força.

Desde o mês de março de 2013, trabalho como fisioterapeuta no hospital de Piaski. Aqui conheci a figura de S. João de deus e o seu ensinamento e compreendi a atitude daquele Irmão que mencionei no início deste meu testemunho. Agora, tudo é claro, mas, para mim, trata-se ainda de um ideal inatingível.

Desde há muitos anos procurava uma maneira de servir os doentes, aprendi muito durante viagens missionárias, mas era como procurar às escuras. Graças aos Irmãos de S. João de Deus e ao seu Fundador, tenho finalmente um programa de formação pessoal e um exemplo concreto a seguir.

A presença de Deus no Santíssimo Sacramente, exposto na capela do hospital, é para mim uma grande fonte de energia, um lugar por onde passo sempre, antes ou depois do trabalho, para encontrar uma nova força. Deus tornou-se para mim um ponto de referência em tudo e permite-me compreender todos os dias aquilo que é verdadeiramente importante na vida. 

 

Torna alla pagina precedenteTorna alla home page