A Província de São João de Deus da América Latina e Caraíbas continua a reforçar todas as áreas relativas à gestão dos centros, bem como os programas que estão a ser realizados para o acompanhamento da vida dos Irmãos. A Pastoral vocacional tem vindo a desenvolver o Plano Provincial para reforçar a divulgação e o acompanhamento dos candidatos noseu discernimento vocacional.
De 4 a 6 de junho, realizou-se no Convento das Irmãs Servas de Cristo Rei, em Guadalajara, um retiro vocacional no qual participaram quatro candidatos que já se encontravam nas fases do processo de discernimento. Este encontro-convívio faz parte da Primeira Fase (História Pessoal e Psicológica), que tem por fim ajudar o candidato a reconhecer as suas qualidades e fraquezas, bem como o acontecimento de Deus que chama na história de cada pessoa. A iniciativa foi dinamizada pelo coordenador de Pastoral Vocacional da zona andina, Alexander Estrada, pelo Ir. Gudiel Sánchez, Conselheiro Provincial para a vida dos Irmãos, e pelo Ir. Dairon Meneses, Conselheiro Geral para a América.
Os candidatos que participaram no encontro responderam a uma vídeo-exposição do carisma que teve lugar logo após a unificação das Províncias da América, na qual participaram mais de 50 candidatos; após o evento, está a ser acompanhado um grupo de 11 candidatos.
Alimentamos fortemente a esperança de que, ao unir os esforços, voltem a surgir vocações em lugares onde não se manifestam desde há muito tempo ou que aumentem onde têm vindo a diminuir.