Terça-feira, 26 de janeiro, viveu-se o segundo dia da Assembleia. Houve uma grande participação, foram apresentadas temáticas e os participantes colocaram perguntas sobre diversos aspetos da nova configuração. Com a leitura ao Decreto de Unificação, ficou estabelecida a Província de São João de Deus da América Latina e Caraíbas, da qual se apresentou o novo Governo, assim constituído:
Superior Provincial, Ir. Juan Carlos Tovar Huertas.
Conselheiros Provinciais:
Primeiro Conselheiro: Ir. Gudiel Sánchez Chacón.
Segundo Conselheiro: Ir. William Pintado Saavedra.
Terceiro Conselheiro: Ir. Carlos José Tirado Terán.
Quarto Conselheiro: Ir. Erick Luciano Castillo Carreño
Quinto Conselheiro: Ir. José Merced Ulloa Gutiérrez
Sexto Conselheiro: Ir. Daniel Márquez Bocanegra
O Superior Provincial da Província da América Latina e Caraíbas, Ir. Juan Carlos Tovar, salientou que a oração, o diálogo e a escuta serão os pilares da nova Província. Os seus desenvolvimentos dependerão de quanto estiverem integrados os Irmãos Hospitaleiros e os Colaboradores.
O Ir. Jesús Etayo, Superior Geral, encerrou a Assembleia dando “graças a Deus por esta nova «criatura» que acaba de nascer”, e agradecendo a todos aqueles que, durante 5 anos, estiveram em caminho para se chegar até aqui, pela sua capacidade de visão, colocando o bem da Ordem acima do bem individual, e à Província de Portugal, pelo acompanhamento dado no passado à Delegação do Brasil.
"Hoje, somos convidados a REAVIVAR o dom da hospitalidade... na nova Província, com coragem, força e bom senso", afirmou.
Nasce assim um novo projeto na América Latina e Caraíbas que, na Ordem Hospitaleira, se chama "a Região da esperança".
Segunda-feira, 25 de janeiro, teve lugar o primeiro dia da Assembleia de Unificação da Província de São João de Deus da América Latina e das Caraíbas.
Durante a jornada, foram apresentados os progressos realizados por quatro das Comissões Regionais e intervieram nos trabalhos, com duas comunicações: o Ir. Jesús Etayo, Superior Geral, e o Ir. Dairon Meneses, Conselheiro Geral e Delegado Regional para a América Latina e as Caraíbas.
Toda a sessão esteve permeada pela ideia de que a nossa experiência de vida deve ser coerente com a de São João de Deus: estarmos abertos às necessidades do outro; só assim se pode ver que o amor de Deus está em nós.
Na sua intervenção, o Ir. Etayo salientou que esta etapa para a América Latina e as Caraíbas é uma grande oportunidade que o Espírito do Senhor nos oferece, que se concretiza e será possível com o esforço de todos. A unificação é a oportunidade de nos abrirmos ao outro, de nos vermos como irmãos e irmãs, porque, unidos, somos mais.
"Terá lugar nos dias 25 e 26 de janeiro, em Bogotá (Colômbia) a Assembleia Regional da América Latina e das Caraíbas durante a qual será promulgado o decreto de constituição canónica da Província de São João de Deus da América Latina e das Caraíbas e, por conseguinte, a unificação de todas as Províncias e Delegações, incluindo a do Brasil, que existiam na América Latina e nas Caraíbas até agora.
A Assembleia Regional realiza-se em Bogotá, de forma parcialmente presencial, devido às condições da pandemia: estarão fisicamente presentes cerca de 20 Irmãos e alguns Colaboradores; os restantes estarão ligados por videoconferência.
À medida que se for desenvolvendo a Assembleia, iremos dando mais informações, incluindo fotografias dos momentos mais importantes.
Toda a Ordem está unida à nova Província, agradecendo ao Senhor pelo seu acompanhamento durante o tempo de preparação e pedindo-lhe, por intercessão de S. João de Deus, que acompanhe e vele pelo seu futuro, para que possa continuar a testemunhar a hospitalidade de S. João de Deus em toda a Região da América Latina e das Caraíbas".