Na alegria de dar graças as Deus, teve lugar às 9 horas da manhã do dia 7 de março de 2020, na Província de Nossa Senhora do Espírito Santo, no Vietname, a celebração da Festa de São João de Deus e a solene profissão de três irmãos: José Vu Van Dinh, Joseph Ngo Thach Chan e Joseph Nguyen Cong Van. Na celebração, presidida por Mons. John Do Van Ngan, Bispo auxiliar da diocese de Xuan Loc, participou uma assembleia formada por Irmãos e estudantes, diversos sacerdotes e numerosos familiares, benfeitores, religiosos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira.
Ao abrir a celebração, o presidente da Assembleia deu as boas-vindas a todos os participantes que se uniram à Eucaristia de Ação de Graças e agradeceu também aos sacerdotes da paróquia por darem sempre as mãos no apoio à Província, ajudando assim os Irmãos que, nos últimos dois anos, conseguiram angariar fundos para construir um lar de idosos destinado a pessoas pobres. Por ocasião da Festa de São João de Deus e da solene profissão dos três Irmãos, o Bispo convidou também a comunidade litúrgica a agradecer de modo especial ao Senhor e a orar pela Ordem, especialmente pelos Irmãos que acabavam de fazer a sua profissão religiosa.
Depois da leitura do Evangelho (Lc 10, 25-37), Mons. John convidou cada um de fiéis a ser misericordioso com os seus irmãos e irmãs, a reconhecer o seu próximo, encontrando assim o caminho para a vida eterna. Os samaritanos – afirmou – eram frequentemente desprezados e discriminados por serem pagãos. Mas a maneira como cuidou da pessoa encontrada no seu caminho revelou que ele tinha um coração aberto, sensível e misericordioso. O samaritano não ouve apenas com os ouvidos e não vê só com os olhos, mas sente com o coração e segue as ordens do coração. Ao contrário do presbítero e dos advogados, ele, um estrangeiro, fez tudo para ajudar a vítima, deixando-se guiar pelo seu coração atento, mandando cuidar dela e assumindo depois todos os encargos. É também uma lição para todos nós, que devemos ser misericordiosos e cuidar das pessoas com sentido de responsabilidade e até o fim, tanto física quanto espiritualmente. Assim, somos novamente convidados a renovar o nosso compromisso, dedicarmo-nos gratuitamente ao serviço dos enfermos e das pessoas carenciadas.
Após a homilia, teve lugar a cerimónia da profissão, durante a qual os três Irmãos assumiram o compromisso diante de Deus e da comunidade de serem fiéis aos quatro votos de castidade, pobreza, obediência e hospitalidade. A partir de agora, com os votos solenes, eles oferecer-se-ão totalmente a Deus, à Igreja e à Ordem, colocando-se ao serviço das pessoas doentes e necessitadas, à maneira do nosso fundador, São João de Deus.
No final da missa, o Superior Provincial, Irmão Joseph Vuong Hoai Duc, falando em nome da Congregação, agradeceu ao senhor Bispos, aos sacerdotes, aos religiosos e à comunidade pela comunhão em oração e partilha da alegria com a Ordem.
Por fim, Mons. John concedeu a bênção apostólica a quantos participaram nessa Eucaristia por ocasião da Festa de São João de Deus, de acordo com o privilégio concedido pela Igreja.
Unamo-nos na ação de graças ao Senhor por dar à Igreja um exemplo de caridade heróica e por a Ordem receber o dom de Hospitalidade. Oxalá os que desempenham a mesma missão de servir os doentes, especialmente os Irmãos Hospitaleiros e os novos professos, experimentem mais profundamente o amor do Senhor que se derrama na sua vida de consagração e alcancem uma maior felicidade e compaixão contemplando a misericórdia de Deus, dando na missão da vocação hospitaleira hoje aquilo que receberam a quantos sofrem por doença.