Domingo, 16 de fevereiro, teve lugar em Trivolzio o encerramento da Visita Canónica Provincial da Província Lombardo-Véneta. Nesta ocasião, a Província celebrou o Ano Jubilar de S. Ricardo Pampuri, inaugurado pelo Bispo de Pavia no dia 1 de maio de 2019 e que será encerrado no mesmo dia de 2020.
O momento principal das comemorações foi a celebração da Eucaristia, na paróquia de Trivolzio, onde repousam os restos mortais de S. Ricardo Pampuri. A celebração foi presidida pelo Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, e concelebrada pelo Superior Provincial, Ir. Massimo Villa, e por um elevado número de sacerdotes da Província e da Paróquia. A assembleia era formada por muitos Irmãos e Colaboradores da Província, além de muitas outras pessoas, fiéis da Paróquia e diversos peregrinos em visita a S. Ricardo Pampuri.
Na homilia, o Superior Geral congratulou-se com a participação de todos, especialmente dos membros da Família de S. João de Deus da Província Lombardo-Véneta, e agradeceu a presença do presidente da Câmara e, ao pároco de Trivolzio, o seu acolhimento e hospitalidade.
O celebrante recordou que o Ano Jubilar é um tempo de graça e de misericórdia concedido pela Igreja aos crentes de uma diocese, de um instituto religioso ou de uma igreja em particular, por ocasião de uma data particular. Neste caso, o pedido foi apresentado pelo Bispo de Pavia, Mons. Conrado Sanguineti, juntamente com o Pároco de Trivolzio, e ao ele uniu-se a Ordem de S. João de Deus, nomeadamente, a Província Lombardo-Véneta. A Penitenciaria Apostólica acolheu o pedido respondendo com um Decreto datado de 27 de outubro de 2018, concedendo a possibilidade de lucrar da Indulgência Plenária de 1º de maio de 2019 até ao mesmo dia do corrente ano de 2020, cumprindo as condições previstas – confessar-se, comungar e rezar pelas intenções do Sumo Pontífice – a todos os fiéis que participem nas celebrações do jubileu e rezem diante do túmulo do santo.
Para a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, este Ano jubilar é um tempo de graça que convida a conhecer mais e melhor este nosso santo, um magnífico exemplo de hospitalidade, simplicidade e coerência. Ele foi um modelo que nos surpreende com a sua juventude, atividade e capacidade de transformar as pequenas coisas em grandes, porque feitas com muito amor.
O Superior Geral afirmou ainda que S. Ricardo Pampuri "é o santo da hospitalidade". Acima de tudo, ele foi hospitaleiro no sentido evangélico e segundo o estilo de S. João de Deus: viveu sempre a experiência do amor e da misericórdia de Deus, na qual certamente também foi educado, o que lhe fez compreender e projetar a sua vida em todos os momentos ao serviço de Deus e do seu Reino, através de uma doação simples e humilde, mas absoluta, aos doentes e àqueles que precisavam. Soube viver o caminho da santidade a partir da humildade e da simplicidade de cada momento da sua vida, sendo para todos um modelo de santidade no decorrer da vida quotidiana. Procedeu assim quando era jovem, continuou a viver da mesma maneira como médico, em Morimondo, e manteve-se fiel a essa postura como Irmão de São João de Deus, onde os superiores o enviaram. O seu coração irradiava hospitalidade de tal maneira que, devido à sua ciência e bondade, cada vez mais pessoas se aproximavam dele.
No final da Eucaristia, o Ir. Massimo Villa agradeceu ao Superior Geral, ao Ir. Pascal Ahodegnon, Conselheiro Geral, e ao Ir. Dario Vermi, Superior da Cúria Geral, pela sua presença e acompanhamento neste dia tão marcante. Agradeceu em especial a “ajuda” de S. Ricardo Pampuri durante a Visita Canónica, que assim se encerrava, e colocou sob a sua proteção a vida e o futuro da Província.
Terminada a Eucaristia, e depois de rezar a S. Ricardo Pampuri por este ano jubilar, os presentes passaram a homenagear e apresentar as suas intenções ao santo, cujos restos mortais se veneram numa capela ad hoc da paróquia.
A cerimónia de encerramento da Visita Canónica terminou com uma refeição fraterna no Lar de Idosos S. Ricardo Pampuri, pertencente à Província, partilhada por todos os Irmãos, Religiosos e Colaboradores que se haviam deslocado a Trivolzio, provenientes de todas as Comunidades e Centros da Provincia.