Decorreram nos dias 3 e 4 de dezembro, com a presença do Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, os atos conclusivos da Visita Canónica Geral à Província da França, cujo protetor é S. João Batista, e da qual faz parte também Madagáscar. A Visita tinha iniciado no dia 1 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, e foi realizada pelo Irmão Joaquín Erra Mas, Conselheiro Geral.
No dia 3 de dezembro, foram realizadas diversas reuniões de trabalho, com o Presidente da Fundação francesa de S. João de Deus, Sr. Philippe Girard, com o Diretor-geral da mesma, Dr. Patrick Colombel, e com os responsáveis pelos vários departamentos da Cúria Provincial. De tarde, teve lugar um encontro com os Irmãos da Província, alguns dos quais vindos de Madagáscar, durante o qual o Ir. Joaquim apresentou o seu relatório final sobre a Visita Canónica relativamente aos aspetos mais próprios da vida dos Irmãos, apresentando a sua avaliação e deixando recomendações para o futuro. Após um diálogo mantido com o Visitador, o Superior Geral leu um discurso conclusivo do dia, encorajando os Irmãos a viverem a sua consagração religiosa com paixão e alegria.
No dia 4, além dos Irmãos da Província, estiveram presentes numerosos Colaboradores, responsáveis pela Fundação, pelos Centros, pela Cúria Provincial e por outras associações promovidas pela Província ou a ela ligadas. Esteve também presente a Superiora Provincial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Ir.ª Rosalía Goñi, acompanhada por algumas Irmãs da sua congregação e por diversas outras religiosas próximas da Província da França.
O Ir. Joaquín Erra apresentou o seu Relatório final sobre a missão da Ordem na França e Madagáscar. Após momentos de diálogo com o Visitador, foram apresentados o Plano Estratégico da Fundação S. João de Deus e um outro Relatório sobre a Comissão de Bioética. A sessão terminou com o discurso de encerramento proferido pelo Superior Geral, que agradeceu e se congratulou com a missão realizada pela Província através da Fundação e incentivou todos a prosseguirem o seu trabalho de atualização da Hospitalidade com base no Documento final do último Capítulo Geral e na Mensagem que o Papa Francisco transmitiu à Ordem através dos Irmãos Capitulares.
O momento final de encerramento da Visita Canónica Geral foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo Arcebispo de Paris, Mons. Michel Aupetit, o qual, na homilia, destacou e agradeceu a missão que a Ordem realiza na França, em Madagáscar e em todo o mundo.